Contribuições da Escola de Frankfurt à Escola Contemporânea
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p50-59Mots-clés :
Escola Contemporânea. Escola de Frankfurt. Teoria Crítica.Résumé
O presente artigo tem como objetivo, relacionar as produções dos teóricos da Escola de Frankfurt, por meio das contribuições educacionais à Escola Contemporânea. Mesmo sem tratar diretamente à educação, considerou-se examinar textos de Adorno e Benjamim, por embasar-se no discurso crítico-reflexivo para a sociedade atual. Como método, recorreu-se a revisão literária, ao analisar se houve um legado aos indivíduos do século XXI, e se os conceitos de Teoria Crítica e Indústria Cultural pode ser discutidos como aporte educacional. Os resultados da pesquisa, remetem a junção entre teoria e prática, como ação dos educadores e pesquisadores. Concluiu-se que Adorno e Benjamim apresentam inúmeros subsídios para uma compreensão na função educativa do refletir, na importância do resgate da formação cultural como postulado pedagógico da emancipação e na responsabilidade da escola no processo de experiência e desbarbarização.
Téléchargements
Références
AMBROSINI, Tiago Felipe. Educação e Emancipação Humana: Uma Fundamentação Filosófica. Thaumazein, Ano V, Número 09, Santa Maria, pp. 40-56. 2012. Disponível em: https://www.periodicos.unifra.br/index.php/thaumazein/article/view/85/pdf Acesso em 04 fev. 2019.
ADORNO, T. W. Educação e Emancipação. Trad. Wolfgang Leo Maar. 3ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
ADORNO, T. W. “Teoria da Semicultura”. Tradução de Newton Ramos-de-Oliveira, Bruno Pucci e Cláudia B. Moura Abreu. In: Educação e Sociedade: Revista quadrimestral de ciência da educação. Ano XVII, nº 56, Campinas: Editora Papirus, 1996.
ADORNO, T. W. Teoria da Semiformação. In: Pucci, B. Zuin, A. A. S. & Lastoria, L. A. C. N. (Orgs) Teoria Critica e inconformismo – novas perspectivas de pesquisa. Campinas: Autores Associados, pp. 7 – 40. 2010.
BENJAMIN, W. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Summus.1984.
COSTA, B.C.G. Indústria cultural. Análise crítica e suas possibilidades de revelar ou ocultar a realidade. In: PUCCI, B. (Org.). Teoria crítica e educação. A questão da formação cultural na Escola de Frankfurt/1. Petrópolis, RJ: Vozes; São Paulo, SP: EDUFSCar, 1995.
DOS SANTOS, Sandro Vinicius Sales. Walter Benjamin e a experiência infantil: contribuições para a educação infantil. Pro-Posições, v. 26, n. 2 (77) p. 223-239 mai./ago. 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0103-7307201507711 Acesso em: 02 fev. 2019.
ECO, U. Apocalípticos e integrados. São Paulo, Perspectiva, 386 p. 1979.
GUEDES, Lizandra; DEPIERI, Adriana. Educação e resistência: relato de experiência. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.32, n.2, p. 311-324, maio/ago. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v32n2/a07v32n2.pdf Acesso em 04 fev. 2019.
LOUREIRO, R. Aversão à teoria e indigência da prática: crítica a partir da filosofia do Adorno. Educ. Soc. [online]. vol.28, n.99, pp. 522-541. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v28n99/a12v2899.pdf Acesso em 05 fev. 2019.
KANT, Immanuel. Resposta à Pergunta: que é o Iluminismo? In: A paz perpétua e outros opúsculos. (Trad.) Artur Mourão. Lisboa: Edições 70, 2009.
MARQUES LEISTNER, Rodrigo. O debate da Escola de Frankfurt e suas contribuições para uma reflexão crítica da sociedade contemporânea. Ciências Sociais, Unisinos, vol. 51, núm. 2, maio-agosto, p. 110-122, 2015.
MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações. Comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro, UFRJ,356 p. 2003.
PEREIRA, R. M. R. Um pequeno mundo próprio inserido em um mundo maior. In R. M. R. Pereira, & N. M. R. Macedo. Infância em pesquisa. p. 25-57. Rio de Janeiro: NAU. 2012.
PUCCI, B. Teoria Crítica e Educação: Contribuições da Teoria Crítica para a formação do professor. Espaço Pedagógico, v. 8, p. 13-30, 2001. Disponível em: http://www.unimep.br/~bpucci/teoria-critica-e-educacao.pdf Acesso em: 04 jan. 2019.
RÜDIGER, F. Comunicação e teoria crítica da sociedade: Adorno e a Escola de Frankfurt. Porto Alegre, Edipucrs, 1999.
SANTOS, S. V. S. dos. A gente vem brincar, colorir e até fazer atividade – a perspectiva das crianças sobre a experiência de frequentar uma instituição de Educação Infantil. Dissertação de mestrado em Educação, UFMG, Belo Horizonte. 2013.
SANTOS, Tamires Dias dos. Theodor Adorno: uma crítica à indústria cultural. Revista Trágica: estudos de filosofia da imanência – Vol. 7 – nº 2 – p.25-36, 2º quadrimestre de 2014.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).