LEITURA E ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES SOBRE A SINGULARIDADE NA PRODUÇÃO ACADÊMICA
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2012v4n8p83Mots-clés :
leitura e escrita, produção acadêmica, singularidade.Résumé
O trabalho traz reflexões sobre estudos que se detêm na produção textual acadêmica. Para isto, procedeu-se a um mapeamento daqueles trabalhos que apresentavam filiação a três linhas de pesquisa com bases teóricas diferenciadas, quais sejam: a) teorias cognitivistas de processamento mental cuja concepção de sujeito é a de autonomia diante da língua como seu objeto; b) teorias que consideram o texto pelos elementos da coesão/coerência; e c) teorias que abordam as características do “gênero textual”, acadêmico ou não, numa tentativa de homogeneização dos aspectos formais e discursivos. Selecionou-se um corpus com onze artigos resultantes de apresentações orais no IV Seminário sobre Leitura e Produção no Ensino Superior, publicados em forma digital nos Anais do 15º Congresso de Leitura do Brasil/COLE. Adotou-se como base teórica estudos (Milner, 1987; Lemos, 1997; BOSCO, 2002) cujo foco recai sobre a concepção de uma língua marcada pela falta. Desse modo, a produção de alunos do ensino superior pode indicar a emergência da singularidade, uma relação com a linguagem sem os “recalcamentos” impostos pela linguagem escrita constituída.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).