COMPETÊNCIAS REVELADAS NA PRÁTICA DOCENTE DE ALUNAS BOLSISTAS DO PIBID PEDAGOGIA/UFPel

Auteurs-es

  • Lourdes Maria Bragagnolo Frison UFPel

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2013v5n9p79

Mots-clés :

PIBID, formação de professores, competências, Pedagogia.

Résumé

Este texto tem como objetivo apresentar reflexões sobre a importância da docência, a partir de experiências profissionais vividas por alunas bolsistas do curso de Pedagogia no Programa Institucional de Iniciação à Docência-PIBID. As alunas, ao atuarem nas escolas envolvidas, tiveram a oportunidade de desenvolver competências que enriqueceram significativamente sua formação inicial. Os dados analisados foram retirados das narrativas escritas pelas alunas bolsistas, durante os dois anos de permanência no projeto. Os dados revelam que as demandas do programa PIBID/Pedagogia possibilitaram que elas tivessem condições de refletir sobre como estão se constituindo professoras. Constatou-se que as práticas realizadas contribuíram para o desenvolvimento de competências, maximizando os processos de ensinar e de aprender.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2013-06-23

Comment citer

FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. COMPETÊNCIAS REVELADAS NA PRÁTICA DOCENTE DE ALUNAS BOLSISTAS DO PIBID PEDAGOGIA/UFPel. Debates em Educação, [S. l.], v. 5, n. 9, p. 79, 2013. DOI: 10.28998/2175-6600.2013v5n9p79. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/968. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles similaires

<< < 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.