Formação educativa de Maria de Lourdes Fernandes: memórias de superação

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p474-494

Parole chiave:

História da educação. Biografia. Deficiência visual.

Abstract

Biografou-se Maria de Lourdes Fernandes enfatizando a sua formação educativa em meio às relações machistas, ao bullying e à exclusão escolar (1969-2019). O estudo amparou-se teoricamente nos pressupostos da história cultural e metodologicamente na história oral. A coleta de dados deu-se mediante entrevistas com a biografada. Reconstituiu-se uma trajetória que desvela particularidades da história de vida de Maria de Lourdes, enfrentando vários desafios. Como estratégias de superação, persistiu nos estudos e tornou-se técnica de Enfermagem, pedagoga e escritora respeitada. Sua biografia revela percalços individuais que se imbricam com a história de uma coletividade de mulheres pobres, interioranas e deficientes, as quais foram historicamente motivadas a não progredir na educação formal.

 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Cristine Brandenburg, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Vice-líder do grupo de pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades da Universidade Estadual do Ceará (PEMO/UECE).

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Pós-doutorada em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Pós-doutoranda em Educação pela Universidade de Salamanca. Professora doutora do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE) e do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (MPPP/UECE). Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades - PEMO. Editora da revista Educação & Formação do PPGE/UECE. 

 

Francisca Genifer Andrade de Sousa, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Pesquisadora do grupo de pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades da Universidade Estadual do Ceará (PEMO/UECE). 

Pubblicato

2020-08-18

Come citare

BRANDENBURG, Cristine; FIALHO, Lia Machado Fiuza; SOUSA, Francisca Genifer Andrade de. Formação educativa de Maria de Lourdes Fernandes: memórias de superação. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 474–494, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n28p474-494. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10180. Acesso em: 25 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i

Articoli simili

<< < 85 86 87 88 89 90 91 92 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.