Narrativas socioeducativas
a educação superior e o empoderamento feminino
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p623-641Parole chiave:
Educação Superior, Prouni, Desigualdades de Gênero, Empoderamento FemininoAbstract
Este estudo analisou as repercussões do acesso à educação superior enquanto preconizador do processo de empoderamento feminino. Foram registradas narrativas de 20 egressas de uma Instituição de Ensino Superior privada, que se graduaram com bolsa do Programa Universidade para Todos (PROUNI). As narrativas socioeducativas foram analisadas à luz dos pressupostos de empoderamento feminino proposto por Melo (2012) e os resultados evidenciaram conquistas positivas, principalmente a partir da dimensão sociocognitiva, que preconiza transformações significativas nas trajetórias sociocultural, econômica, subjetiva e política dessas mulheres. Algumas trajetórias apresentam avanços mais consistentes quando comparadas a outras, o que nos leva a concluir que o empoderamento é um processo em constante construção.
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