O triângulo disciplina, biopolítica e governamentalidade na pandemia de COVID-19

um estudo de postagens de Secretarias Estaduais de Educação no Instagram

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p348-373

Parole chiave:

Disciplina, Biopolítica, Governamentalidade, Educação

Abstract

O artigo analisa as configurações da educação no decurso da pandemia da Covid-19, a partir da triangulação formada pelos conceitos de disciplina, biopolítica e governamentalidade, desenvolvidos pelo autor francês Michel Foucault. O corpus de análise é composto por cinco postagens publicadas em perfis oficiais de três secretarias estaduais da educação, a saber:  Secretaria da Educação do Ceará (@seduc_ce); Secretaria de Estado da Educação do Piauí (@seducpi); Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (@seducsp). Em relação à metodologia, trata-se de um estudo descritivo-interpretativo de natureza qualitativa. A análise do material coletado permite constatar o enfoque disciplinar, radiografado especialmente no tocante a como os discentes devem se comportar no âmbito ensino domiciliar, as estratégias biopolíticas, que perfilam a saúde desses discentes e de seus familiares, por meio de recomendações de cunho sanitário e, por fim, o governo desses corpos e subjetividades que estão ausentes do espaço físico da escola, em razão da pandemia, mas não incólumes às capturas da governamentalidade.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Izaías Serafim de Lima Neto, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA

Docente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) da associação entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Riferimenti bibliografici

AGÊNCIA BRASIL. Um em cada quatro brasileiros não tem acesso à internet, 2002. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-04/um-em-cada-quatro-brasileiros-nao-tem-acesso-internet>. Acesso em: 10 ago. 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf> Acesso em: 13 fev. 2019.

CALOMENI, Teresa. O ronco surdo da batalha: poder disciplinar e biopolítica. In: RESENDE, Haroldo (Org.). Michel Foucault: o ronco surdo da batalha. São Paulo: Intermeios, 2018, p. 215-239.

COLOMBO, Sônia Simões et al (Org.). Marketing educacional em ação: estratégias e ferramentas. Porto Alegre: Bookman, Artmed, 2005.

DELEUZE, G. Pós-scriputm sobre as sociedades de controle. In: DELEUZE, G. Conversações. Trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, p. 219-226, 2006.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaios sobre a sociedade neoliberal. Trad. Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2016.

EHRENBERG, Alain. O culto à performance: da aventura empreendedora à depressão nervosa. Trad. Pedro F. Bendassolli. Aparecida: Ideias & Letras, 2010.

FOUCAULT, M. O sujeito e o poder. In: RABINOW, P.; DREYFUS, H. Foucault: uma trajetória filosófica para além do estruturalismo e da hermenêutica. Trad. Vera Porto Carrero. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995, p. 231-250.

FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito: Curso dado no Collège de France (1981-1982). Trad. Márcio Alves da Fonseca e Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 25. ed. Trad. Roberto Machado. São Paulo: Graal Edições, 2008a.

FOUCAULT, Michel. O nascimento da biopolítica: curso dado no Collège de France: (1978-1979). Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008b.

FOUCAULT, Michel. O governo de si e dos outros. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

FOUCAULT, Michel. Do governo dos vivos: Curso no Collège de France, 1979-1980: excertos. Org. Nildo Avelino. São Paulo: Centro de Cultura Social; Rio de Janeiro: Achiamè, 2011.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Trad. Raquel Ramalhete. 42.ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2014.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 1: a vontade de saber. Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque e J.A. Guilhon Albuquerque. São Paulo: Paz e Terra, 2015a.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 2: o uso dos prazeres. Trad. de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J.A. Guilhon Albuquerque. São Paulo: Paz e Terra, 2015b.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 3: o cuidado de si. Trad. de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J.A. Guilhon Albuquerque. São Paulo: Paz e Terra, 2015c.

G1. A cada dez alunos, dois estão sem qualquer oferta de atividade escolar durante a pandemia, aponta levantamento, 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/07/21/a-cada-dez-alunos-dois-estao-sem-qualquer-oferta-de-atividade-escolar-durante-a-pandemia-aponta-levantamento.ghtml>. Acesso em: 10 ago. 2020.

G1. Estudantes, pais e professores narram 'apagão' do ensino público na pandemia; em 7 estados e no DF, atividade remota não vai contar para o ano letivo, 2020. Disponível em: <https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/05/21/estudantes-pais-e-professores-narram-apagao-do-ensino-publico-na-pandemia-em-7-estados-e-no-df-atividade-remota-nao-vai-contar-para-o-ano-letivo.ghtml. Acesso em: 14 jul. 2020.

GALLO, Sílvio. Políticas da diferença e políticas públicas em educação no Brasil, Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 31, n. 63, p. 1457-1523, set./dez. 2017. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/36722/24901>. Acesso em: 7 jul. 2020.

GALLO, Sílvio Donizetti de Oliveira; MONTEIRO, Alexandrina. Educação menor como dispositivo potencializador de uma escola outra, REMATEC: Revista de Matemática, Ensino e Cultura, Belém, ano 15, n. 33, p. 185-200, 2020. Disponível em: <http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/228/194>. Acesso em: 11 ago. 2020.

GONDRA, José G. Ciência e governo (geral, intensivo, suave e prolongado) dos professores. RESENDE, Haroldo (Org.). Michel Foucault: o ronco surdo da batalha. São Paulo: Intermeios, 2018, p. 161-176.

HAROCHE, Claudine. O inavaliável em uma sociedade da desconfiança, Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n.3, p. 657-676, set/dez. 2011. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022011000300014>. Acesso em: 07 jul. 2020.

LOPES, Maura Corcini. (In)utilidade e exclusão: o extremo do neoliberalismo e o futuro do humano. In: RESENDE, Haroldo de (Org). Michel Foucault: a arte neoliberal de governar a educação. São Paulo: Intermeios, 2018, p. 143-156.

PAL PERBART, Peter. Políticas da vida, produção do comum e a vida em jogo, Saúde Soc. São Paulo, p. 19-26, 2015. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/sausoc/v24s1/0104-1290-sausoc-24-s1-00019.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2020.

ROCHA, Paula Rejane Lisboa da; PIZZI, Laura Cristina Vieira. Governamentalidade e o projeto Educar/PE: neoliberalismo e capital humano em discussão, Debates em educação, Maceió, v. 2, n.4, jul/dez. 2010. Disponível em: <https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/558/294>. Acesso em: 14 ago. 2010.

SALGADO, Luciana. A leitura como um bem: slogan e consenso. In: MOTTA, Ana Raquel; SALGADO, Luciana. Fórmulas discursivas. São Paulo: Contexto, 2011, p. 151-162.

UOL. Depressão entre brasileiros quase duplica durante quarentena, diz estudo. 2020. Disponível em: <https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/05/05/depressao-brasileiros-isolamento-social-coronavirus.ht>. Acesso em: 12 ago. 2020.

VASCONCELLOS-SILVA, Paulo R.; CASTIEL, Luis David. Covid-19, as fake News e o sono da razão comunicativa gerando monstros: a narrativa dos riscos e os riscos das narrativas, Cad. Saúde Pública, São Paulo, v. 36, n.7, p. 1-12, 2020. Disponível em: <https://www.scielosp.org/article/csp/2020.v36n7/e00101920/#>. Acesso em: 28 ju

Pubblicato

2021-08-31

Come citare

DE LIMA NETO, Izaías Serafim; DA SILVA, Francisco Vieira. O triângulo disciplina, biopolítica e governamentalidade na pandemia de COVID-19: um estudo de postagens de Secretarias Estaduais de Educação no Instagram. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 32, p. 348–373, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n32p348-373. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11039. Acesso em: 23 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos

Articoli simili

<< < 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.