The intercultural curriculum of the Akwe Indigenous School of Tocantins from a decolonial perspective

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DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p396-409

Parole chiave:

Intercultural Curriculum, Akwẽ Indigenous School, Decolonial Perspective

Abstract

The aim of this paper is to propose a reflection on the construction of a critical intercultural curricular proposal, by means of a decolonial perspective, for indigenous education, in particular the one which occurs at the Wakõmẽkwa School,[1] in Riozinho Kakumhu community, of a Xerente Indigenous People from Tocantins, a state in Northern Brazil. We start from the legal milestones, which regulate Indigenous School Education at the federal and state levels, and we have adopted, as a theoretical and methodological support, authors who think the indigenous school curriculum in a critical intercultural perspective, such as: Albuquerque (2014), Diniz; Coast; Diniz (2011), Muniz, (2017), and Santos (2010). From a field research, using the conversation wheel technique with indigenous teachers who work at the Wakõmẽkwa School, we have realized that it is possible to stimulate school agents to think in the decolonial perspective, in order to break with the colonized knowledge, based on a critical reorientation of citizenship, democracy, human rights, humanities, economic relations and their practices in society.

 

[1] The Wakõmēkwa Indigenous School, of the Riozinho Kakumhu Community, located in Tocantins, was the locus of the field research.

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Biografie autore

Raquel Castilho Souza, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2002) e mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2009) e doutorado em Artes pela Universidade Estadual Paulista (2019). Atualmente é Professora efetiva da Universidade Federal do Tocantins ? UFT, Palmas ? Brasil. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, interculturalidade, interdisciplinaridade, subjetividade, desenvolvimento e aprendizagem humana, didática na educação, processos artísticos, experiências educacionais, mediação cultural e trabalho de conclusão de curso.

Karylleila dos Santos Andrade, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Letras pela Universidade do Tocantins (1993), mestrado em Linguística pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (2006). É professora. associada II da Universidade Federal do Tocantins e atua nos programas de pós-graduação em Letras, câmpus de Araguaína e de Porto Nacional. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase nos estudo do léxico, atuando principalmente nas seguintes áreas: onomástica/toponímia, etnolinguistica e temáticas do léxico voltadas ao ensino. É Bolsista Produtividade PQ2 CNPq.

Tânia Ferreira Rezende, Universidade Federal de Goiás

Licenciatura em Letras: Português e Inglês pelo Centro Universitário UniEvangélica, Mestrado em Letras e Linguística, área de Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal de Goiás, Doutorado em Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-Doutorado na Universidade de São Paulo sob a supervisão do Prof. Dr. Lynn Mário Trindade Menezes de Souza, com o projeto Práticas Interculturais de Letramento no Pluralismo Sociolinguístico. Professora Associada da Universidade Federal de Goiás, atua na graduação e na pós-graduação, com ensino, pesquisa e extensão, na linha de pesquisa Linguagem, Sociedade e Cultura, na área de Linguagem, com ênfase em Sociolinguística, especificamente na Cosmolinguística, priorizando temáticas relacionadas ao Letramento Intercultural, com enfoque em língua portuguesa, Políticas Linguísticas (diversidade e contato linguístico, cultural e epistêmico), Tradução Transcultural, situada na intersecção Gênero, Identidade Étnicorracial, Cultura, Linguagem e Educação Linguística de Grupos Subalternizados. Membra do Projeto de Pesquisa Multilingualism, Linguistic Citizenship and Vulnerability: a comparative focus on South Africa and Brazil, congregando pesquisadores(as) da África do Sul e do Brasil. Sócia da Associação Brasileira de Linguística e da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN). Integrante de Gira Leodegária de Jesus, Líder do Obiah Grupo de Estudos Interculturais Decoloniais da Linguagem. Coordenadora do Laboratório de Políticas e Promoção da Diversidade Linguística e Cultural da Faculdade de Letras/UFG. Coordenadora do Centro de Formação e Apoio Linguístico e Literário Maria Firmina dos Reis da Faculdade de Letras/UFG.

THE INTERCULTURAL CURRICULUM OF THE AKWẼ INDIGENOUS SCHOOL OF TOCANTINS FROM A DECOLONIAL PERSPECTIVE

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Pubblicato

2021-08-31

Come citare

SOUZA, Raquel Castilho; ANDRADE, Karylleila dos Santos; REZENDE, Tânia Ferreira. The intercultural curriculum of the Akwe Indigenous School of Tocantins from a decolonial perspective. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 32, p. 396–409, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n32p396-409. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12011. Acesso em: 23 nov. 2024.

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