Resistências e esperanças em Freire
reflexões acerca da educação de jovens e adultos no período de pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp200-227Parole chiave:
Paulo Freire, Educação de Jovens e Adultos, Desigualdades sociais, Pandemia, Desafios educativosAbstract
Apresenta-se um estudo sobre a Educação de Jovens e Adultos e os desafios educativos enfrentados no contexto da pandemia por Covid-19. Trata-se de um estudo qualitativo, de análise descritiva de dados sobre a população a respeito das questões sociais, do trabalho e das demandas potenciais dessa modalidade da Educação Básica. Na fundamentação teórica, conta-se com o pensamento de Paulo Freire e sua educação conscientizadora, emancipatória e humanizadora. O texto está organizado em três eixos: as desigualdades no contexto da pandemia; quem são e onde se localizam os sujeitos da EJA e, os desafios das ações educativas para estudantes e docentes. Defende-se a constante luta e a defesa da universalização da educação pública como direito subjetivo a toda a população.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ANDREOLA, Balduino. Existência. In: STRECK, R. Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (orgs.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2. ed. 2009. p. 184-185. Disponível em: < http://www.famep.com.br/repositorio/ebook/Dicionario-Paulo-Freire-versao-1.pdf >Acesso em: 01 abr. 2021.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). Brasília, 2019. Disponível em: <https://agenciadenoticias.Ibge.gov.br/media/com_mediaIbge/arquivos/a2eb00da62607144d480db9c3504fa4a.pdf>. Acesso em: 19 abr. 2021.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge). Síntese de Indicadores Sociais: Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-11/Ibge-informalidade-atinge-416-dos-trabalhadores-no-pais-em-2019>. Acesso em: 19 abr. 2021.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN). Lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2021.
BRASIL. Lei nº 12.612, de 13 de abril de 2012. Declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira. Brasília, 2012. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12612.htm> Acesso em: 01 abr. 2021.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.
FIORI, Ernani. Apreender a dizer a sua palavra. In: FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. Rio de Janeiro/São Paulo, Paz e Terra, 2012.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação; uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Centauro, 2001.
FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
FREIRE, Paulo. Meu sonho é o sonho da liberdade. In: FREIRE, Ana Maria Araújo (Org. e Notas). Pedagogia da tolerância. São Paulo. Paz e Terra, 7ª edição, 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31 ed. São Paulo: Paz e Terra, 3ª edição, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 5. ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Unesp, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Política e educação. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
GIROUX, Henry Armand. Introdução: Alfabetização e a pedagogia do empowerment político. In: FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura da palavra leitura do mundo. 3.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990, p. 1-27.
GRACIANO Mariângela; LUGLI, Rosário Genta. Educação de Jovens e Adultos na diversidade e inclusão social: algumas reflexões. In: GRACIANO Mariângela; LUGLI, Rosário Genta. (Org) Direitos, diversidade, práticas e experiências educativas na educação de jovens e adultos [recurso eletrônico]. Organização Mariângela Graciano, Rosário S. Genta Lugli. - 1. ed. - São Paulo: Alameda, 2017.
LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes. Reciprocidade e acolhimento na educação de jovens e adultos: ações intencionais na relação com o saber. Educar em revista. rev. [online]. 2007, n.29, pp.101-119. Disponível em: < https://doi.org/10.1590/S0104-40602007000100008> Acesso em: 6 de mar. 2021.
LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes. Alfabetização de idosos e adultos ou leitura e escrita? Revista Portuguesa de Educação. v. 25, 2012. Disponível em: < https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/3005>. Acesso em: 10 abr. 2021.
LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes. A constituição da docência entre professores de escolarização de jovens e adultos. 1. ed. Ijuí -RS: Editora Unijuí, 2013.
MACHADO, Maria Margarida. A educação de jovens e adultos: após 20 vinte anos da Lei nº 9394, de 1996. Revista Retratos da Escola. Brasília, v. 10, n. 19, p. 429-451, jul./dez. 2016. Disponível em: Acesso em: 20 abr. 2021.
MARTUCCELLI, Danilo. Suporte (Cap. I). In: MARTUCCELLI, Danilo. Gramáticas del indivíduo. Buenos Aires: Losada, 2007, p. 37-117.
MOTTA, Flávia Naethe. Notas sobre o acolhimento. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 30, n. 4, p. 205-228, Dec. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000400010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 Abr. 2021.
OLIVEIRA LIMA, Laís Leni. APARÊNCIA E ESSÊNCIA: DA ALIENAÇÃO AO FETICHE. Itinerarius Reflectionis, v. 4, n. 2, 27 out. 2008. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/20416>. Acesso em: 2 de abr. 2021
OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Leituras freireanas sobre educação. São Paulo: UNESP, 2003.
OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de; SANTOS Tânia Regina Lobato dos. A educação de Paulo Freire - andarilho da utopia - em diferentes contextos. Revista Inter Ação, 42(1), 001-019, 2017). Universidade Federal de Goiás. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/43631/23203>. Acesso em: 2 abr. 2021.
ROSA, Carolina Schenatto da; SANTOS, Débora Caroline dos. Dicionário Paulo Freire: ressignificando palavras, reiventando sentidos [resenha] Conjectura: Filosofia e Educação, Nº. 24, Caxias do Sul, RS, 2019 p. 1-5. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7197859&orden=0&info=link>. Acesso em: 03 abr. 2021
SANTA CATARINA. Lei nº 18.032, de 8 de dezembro de 2020. Dispõe sobre as atividades essenciais no Estado de Santa Catarina. ALESC/GCAN, 2020. Disponível em: <http://leis.alesc.sc.gov.br/html/2020/18032_2020_lei.html>. Acesso em 20 abr. 2021.
TOMASEVSKI, Katarina. Human rights obligations: making education available, accessible, acceptable and adaptable. Right to educatin primers nº 3. 2001, p. 43.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Debates em Educação
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).