O Currículo da Educação Infantil no Brasil e na Aotearoa Nova Zelândia

reflexões a partir de documentos oficiais

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp64-85

Parole chiave:

Currículo, Educação Infantil, DCNEI, BNCCNEI, Te Whāriki

Abstract

Este artigo trata sobre o currículo da Educação Infantil no Brasil e na Aotearoa Nova Zelândia. A partir das Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil (2009), da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil (2017) e das duas versões do documento Te Whāriki: He whāriki mātauranga mō ngā mokopuna o Aotearoa: Early Childhood Curriculum (1996 e 2017), problematizou-se as proposições para as crianças e as implicações para a infância. A análise demonstra a influência dos organismos internacionais e do mercado financeiro no currículo e a presença de uma racionalidade neoliberal que contribui para a produção da criança como capital humano e do professor como um tecnocrata. Tensões também foram identificadas, revelando objetivos prescritivos que visão a preparação da criança para atender às demandas do mercado.

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Biografie autore

Gabriela Medeiros Nogueira, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas – UFPEL. Realizou Pós-doutorado na University of Illinois at Urbana-Champaign – UIUC, em 2016 e na University of Canterbury – UC na Nova Zelândia, em 2019. Professora no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG e no Programa de Pós-graduação em Educação da FURG. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e letramento – GEALI, é integrante do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância – NEPE/FURG e do Grupo de pesquisa em História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares – HISALES/UFPEL.

 

Andrea Delaune, University of Canterbury

Designer de aprendizagem na Open Polytechnic. Pesquisadora no Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento.

Mônica Maciel Vahl, University of Canterbury

Doutora em Educação pela University of Canterbury (UC).  Integrante dos grupos de pesquisa HISALES (História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares - FaE/UFPEL), do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento (GEALI - IE/FURG) e School of Educational Studies and Leadership (UC).

 

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Pubblicato

2022-06-10

Come citare

MEDEIROS NOGUEIRA, Gabriela; DELAUNE, Andrea; MACIEL VAHL, Mônica. O Currículo da Educação Infantil no Brasil e na Aotearoa Nova Zelândia: reflexões a partir de documentos oficiais. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 64–85, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14nEspp64-85. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12672. Acesso em: 23 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Educação Infantil e currículo(s)

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