O gás hilariante, a máscara do coringa e a comédia combativa

o humor na formação do professor de química

Autori

  • Hélio da Silva Messeder Neto Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p306-330

Parole chiave:

Humor, Ensino de Química, Formação de Professores, Pscicologia Histórico-Cultural

Abstract

O humor na formação do professor de química ainda é um assunto pouco explorado na literatura nacional. Embora alguns trabalhos apontem sua relevância, o tema ainda carece de estudos que mostrem as potencialidades e as lacunas de se trabalhar com o riso e o risível na formação do docente em química. De modo a contribuir com o tema, esse texto, de cunho teórico, busca definir o humor e o riso a partir de elementos histórico-culturais e, logo depois, fazer apontamentos sobre como o humor pode perpassar a formação do docente, contribuindo para que ele realize sua atividade pedagógica com consciência e destreza. O texto ainda apresenta elementos para que o professor possa pensar o uso do humor de forma prática na sala de aula, alertando para possíveis armadilhas que possam aparecer no percurso de tornar a aula mais engraçada. O artigo advoga pelo humor combativo, de modo que ele perpasse a formação do professor de química, pois só esse tipo de humor pode causar indignação e gerar a necessidade de um posicionamento diante da barbárie instaurada e vivenciada nestes tempos.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Hélio da Silva Messeder Neto, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Possui graduação em Química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestrado e doutorado pelo programa de pós graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Bahia.É professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS. Tem experiência na área de Ensino de Ciências atuando principalmente nos seguintes temas: Ludicidade na perspectiva histórico-crítica, Divulgação Científica, Psicologia Histórico-Cultural e Pedagogia Histórico-Crítica no Ensino de Ciências. É lider do grupo de pesquisa ENCONCIENCIAs ( Grupo de Pesquisa em Ensino Concreto de Ciências).

 

http://lattes.cnpq.br/5284620682449345

Riferimenti bibliografici

ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2020.

ASBAHR, Flávia da Silva Ferreira; SOUZA, Marilene Proença Rebello de. “Por que aprender isso, professora?” Sentido pessoal e atividade de estudo na Psicologia Histórico-Cultural. Estudos de Psicologia (Natal), v. 19, n. 3, p. 169-178, 2014.

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais Tradução de Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 2010.

BENEDICTO, Erik Ceschini Panighel. Humor e Riso na Educação Escolar: teoria e prática vivenciadas em sala de aula. São Paulo: Biblioteca 24 horas, 2016.

BERGER, Peter L. O riso redentor: a dimensão cômica da experiência humana. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2017.

CLEOPHAS, Maria das Graças; SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa (Orgs.). Didatização lúdica no ensino de Química/Ciências: Teorias de Aprendizagem e outras interfaces. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018.

D’ANCONA, Matthew. Pós-verdade: a nova guerra contra a verdade em tempos de Fake News. São Paulo: Faro Editorial, 2018.

DUARTE, Newton. Vigotski e o" aprender a aprender": crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

EAGLETON, Terry. Humor: o papel fundamental do riso na cultura. Rio de Janeiro: Record, 2020.

FISHER, Mark. Realismo capitalista: é mais fácil imaginar o fim do mundo do que o fim do capitalismo?. 1. ed. São Paulo: Autonomia Literária, 2020.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. 4. ed., v. 2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

GUERRA, Christiane; BOTTA, Mariana Giacomini. O meme como gênero discursivo nativo do meio digital. Domínios de Lingu@ gem, v. 12, n. 3, p. 1859-1877, 2018.

INSFRAN, Fernanda Fochi Nogueira et. al. (Orgs). Fraturas expostas pela pandemia: escritos e experiências em educação. Campos dos Goytacazes, RJ: Encontrografia, 2020.

LEONTIEV, Alexei. Sobre o desenvolvimento histórico da consciência. In: LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte Universitário, p. 89-142, 1978.

LIMA, Luiza Renata Felix de Carvalho. A ludicidade na formação de professores de química: princípios para uma perspectiva crítica. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2021.

LOPES, Alice Ribeiro Casimiro. Livros didáticos: obstáculos ao aprendizado da ciência química. Química Nova, São Paulo, v. 15, n.3, p. 254-261, 1992.

MARTINS, Lígia Márcia. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

MARX, Karl. Crítica da filosofia do direito de Hegel. São Paulo: Boitempo, 2013.

MESSEDER NETO, Hélio da Silva. O lúdico no ensino de química na perspectiva histórico-cultural: além do espetáculo, além da aparência. Curitiba, PR: Prismas, 2016.

MINOIS, Georges. História do riso e do escárnio. São Paulo: Editora Unesp, 2003.

OLIVEIRA, Kaio Eduardo; PORTO, Cristiane de Magalhães; CARDOSO JUNIOR, Leonardo Fraga. Memes sobre ciência e a reconfiguração da linguagem da divulgação científica na cibercultura. Acta Scientiarum. Education, v. 42, n. 1, e52938, 2020.

PATTO, Maria Helena Souza. Mutações do cativeiro: escritos de psicologia e política. São Paulo: Hacker Editores/Edusp, 2000.

PEREIRA, Jocimario Alves; SILVA JUNIOR, Jairo Ferreira; SILVA, Everton Vieira. Instagram como Ferramenta de Aprendizagem Colaborativa Aplicada ao Ensino de Química. Revista Debates em Ensino de Química, v. 5, n. 1, p. 119-131, 2019.

RAMOS, João Eduardo Fernandes; PIASSI, Luís Paulo. Humor, Ciência, Literatura, Críticas Sociais e tudo mais: o guia dos mochileiros das galáxias no ensino de ciências. In: CELESTIO, F. Ensino, pesquisa e Extensão no Brasil: uma abordagem pluralista. Piracanjuba, GO: Editora Conhecimento Livre, 2020.

REZENDE, Felipe Augusto de Mello; SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa. Análise teórica e epistemológica de jogos para o ensino de química publicados em periódicos científicos. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 19, p. 747-774, 2019.

RIBEIRO, Wandy. Cresce mais de 20% o consumo de antidepressivo no Brasil. Disponível em: https://www.ictq.com.br/farmacia-clinica/1105-cresce-mais-de-20-o-consumo-de-antidepressivos-no-brasil. Acesso em: 08 mai. 2021.

SALAS, Paula. Ansiedade, medo e exaustão: como a quarentena está abalando a saúde mental dos educadores. Nova Escola, São Paulo, 01 jul. 2020. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/19401/ansiedade-medo-e-exaustao-como-a-quarentena-esta-abalando-a-saude-mental-dos-educadores. Acesso em: 12 mai. 2021.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 18. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.

SAVIANI, Dermeval. Antecedentes, origem e desenvolvimento In: MARSIGLIA, Ana Carolina (Org). Pedagogia histórico-crítica: 30 anos. Campinas, SP: Autores Associados, p. 23-42, 2011.

SCOTT, Sophie. Porque nós rimos. Youtube, 30 de abril de 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UxLRv0FEndM. Acesso em: 05 mai. 2021.

SILVA, Joaquim Fernando Mendes (Org). O lúdico em redes: reflexões e práticas no Ensino de Ciências da Natureza. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2021.

SNYDERS, Georges. Alunos Felizes: reflexão sobre alegria na escola a partir de textos literários. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.

SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa. Jogos e atividades lúdicas para o ensino de química. Goiânia, GO: Kelps, 2015.

TIMIMI, Sami. Medicina insana: como a indústria de saúde mental cria armadilhas de tratamento prejudiciais e como você pode escapar delas. Mad in Brasil, 14 out. 2020. Disponível em: https://madinbrasil.org/2020/10/medicina-insana-como-a-industria-de-saude-mental-cria-armadilhas-de-tratamento-prejudiciais-e-como-voce-pode-escapar-delas/ Acesso em: 09 set. 2021.

VIGOTSKI, Lev S. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

WORNER, C.H.; ROMERO, A. Una manera diferente de enseñar física: física y humor. Enseñanza de las ciencias, v. 16, n. 1, p. 187-192, 1998.

Pubblicato

2021-11-30

Come citare

MESSEDER NETO, Hélio da Silva. O gás hilariante, a máscara do coringa e a comédia combativa: o humor na formação do professor de química. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp2, p. 306–330, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p306-330. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13058. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Formação Docente em Química: foco e intersecções para ampliar o entendim

Articoli simili

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.