Educar com histórias

narrativa e escrita de si como prática educativa com crianças

Autori

  • Caterina Benelli

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p37-47

Parole chiave:

Autobiografia, Narrativa, Educação, Infância

Abstract

A contribuição pretende evidenciar a temática da prática da narrativa e da autoescrita como atividade educativa e didática dirigida, em particular, a meninas e meninos. A pedagogia da autobiografia tratou da infância apenas dos últimos anos, pois desde a década de 80 do Século XX, a pesquisa e a formação autobiográfica se desenvolveram principalmente no campo da educação de adultos. As práticas de narração e escrita autobiográfica, hoje, configura-se como dispositivos nodais para a ativação de percursos educacionais voltados para a reflexividade e maior autoconsciência desde a infância e em todas as idades, com métodos e objetivos diversos.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Caterina Benelli

Doutorado pela Universidade de Florença

Instituição - Universidade de Messina (Unime)

ORCID -  4Viadifabio

 

Riferimenti bibliografici

BENELLI, C. Philippe Lejeune. Una vita per l’autobiografia, Unicopli, Milano, 2006.

BENELLI, C.; COPPOLA, P. Despliegues acerca de la memoria: polifonías necesarias, CRANN, Santiago del Chile, s/d.

BENELLI, C.; GIJON, M. (a cura di), (in)Tessere relazioni educative. Teorie e pratiche di inclusine in contesti di vulnerabilità, Franco Angeli, Milano, 2020.

BENELLI, C.; PONA, A. (a cura di), Costruire sistemi inclusivi. Percorsi educativi, didattici ed etnoclinici nelle scuole plurali a Prato, Anthology Digital Publishing, Prato, 2020.

BIFFI. Scritture adolescenti. Esperienze di scrittura nella scuola secondaria, Erickson, Trento, 2010.

BRUNER, J. La ricerca del significato. Per una psicologia culturale, Bollati Boringhieri, Torino, 1992.

DEMETRIO, D. (a cura di), Per una pedagogia e una didattica della scrittura, Unicopli, Milano, 2007.

DEMETRIO, D. Educare è narrare. Le teorie, le pratiche, la cura, Mimesis, Milano, 2012.

DEMETRIO, D. Raccontarsi. L’autobiografia come cura di sé, Cortina, Milano 1996, p.10.

DEMETRIO, D. Ricordare a scuola. Fare memoria e didattica autobiografica, Laterza, Roma-Bari, 2003.

DESROCHE, H. Entreprendre d’apprendre. D’une autobiographie raisonnée aux prjets d’une recerche-action. Éditions Ouvrières, Paris, 1990.

DRAPERI, J.F. Parcourir sa vie. Se former à l’autobiographie raisonnée, Presses de l’économie sociale. Montreuil, 2011.

FORMENTI, L.; GAMELLI, I. Quella volta che ho imparato. La conoscenza di sé nei luoghi dell’educazione, Cortina, Milano, 1998.

JEDLOWSKI, P. Storie comuni. La narrazione nella vita quotidiana, Mondadori, Milano, 2000, p. 3.

KANEKLIN, C.; SCURATTI, G. Formazione e narrazione, Cortina, Milano, 1998.

LEJEUNE, P. Il patto autobiografico, Il Mulino, Bologna, 1986.

MORONI, I. Bambini e adulti si raccontano. Formazione e ricerca autobiografica a scuola, Franco Angeli, Milano, 2006.

POLSTER, E. Ogni vita merita un romanzo. Quando raccontarsi è terapia. Astrolabio, Roma, 1988.

SMORTI, A. Costruzione di storie e sviluppo della conoscenza sociale, Giunti, Firenze, 1994.

Pubblicato

2022-04-27

Come citare

BENELLI, Caterina. Educar com histórias: narrativa e escrita de si como prática educativa com crianças. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 34, p. 37–47, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n34p37-47. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13371. Acesso em: 16 set. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Infância, narrativa e educação: diálogos pela alteridade

Articoli simili

<< < 85 86 87 88 89 90 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.