Processos mobilizadores na trajetória de estudantes surdos rumo ao ensino superior

Autori

  • Adriana Alves Novais Souza Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Rita de Cacia Santos Souza Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p164-183

Parole chiave:

Educação de surdos, ensino superior, mobilização, relação com o saber

Abstract

Este trabalho tem como objetivo analisar a trajetória do estudante surdo pela educação básica e os processos que mobilizaram sua atividade intelectual rumo ao ensino superior. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, autobiográfica, cujas narrativas foram produzidas por meio do Balanço do Saber e da entrevista semiestruturada, tendo por participantes nove estudantes surdos do curso de Letras Libras de uma Universidade. A pesquisa revelou o desejo por maior fluência na língua de sinais, para fins de qualificação e atuação profissional e o desejo do status que o ensino superior promove, manifestando-se aí o desejo do “Outro”, por meio da figura de amigos surdos que alcançaram tal condição.

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Biografie autore

Adriana Alves Novais Souza, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutora (2022) e mestra em Educação pela UFS (2015). Especialista em Libras. Graduada em Letras Português e em Pedagogia. Professora do AEE na rede estadual de Sergipe. Mediadora do GT Educação de surdos do NUPITA/UFS. Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Contemporaneidade-EDUCON-UFS/Cnpq.

Rita de Cacia Santos Souza , Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Pós-doutorado (2014) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2009), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2000) e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (1993). Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe. Pesquisadora e Líder do Núcleo de Estudo, Extensão e Pesquisa em Inclusão Educacional e Tecnologia Assistiva (NUPITA/UFS)

Riferimenti bibliografici

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[autor]. Retirado para evitar identificação autoral.

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Pubblicato

2022-08-31

Come citare

ALVES NOVAIS SOUZA, Adriana; SANTOS SOUZA , Rita de Cacia. Processos mobilizadores na trajetória de estudantes surdos rumo ao ensino superior . Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 35, p. 164–183, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n35p164-183. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13699. Acesso em: 25 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê "Estudantes da universidade, narrativas e relação com o saber"

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