Apresentação - Dossiê "Educação infantil e currículos: cultura, docência e formação em debate" (volume 2)

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEsppiv-xviii

Mots-clés :

Apresentação

Résumé

O dossiê intitulado “Educação Infantil e Currículo(s): cultura(s), docência e formação em debate” tem como objetivo contribuir com o debate sobre currículos na educação das infâncias de 0 a 5 anos e 11 meses de idade, reunindo pesquisas, reflexões, preocupações e questionamentos de pesquisadores e pesquisadoras, implicados com a discussão em pauta. A primeira parte, intitulada “Educação Infantil e currículo(s): desafios, problematizações e propostas no tempo presente” (ANJOS; SABALLA, 2021) é um convite para que as reflexões, problematizações e proposições compartilhadas, possam funcionar como promotoras do exercício do pensamento docente e de subsídio para construção de modos mais acolhedores, inclusivos e democráticos de construção do(s) currículo(s) da Educação Infantil brasileira. A segunda parte, intitulada “Currículo da Educação Infantil: embates, tensionamentos e proposições”, procura compartilhar embates, tensionamentos e proposições a respeito do currículo da Educação Infantil. Para tanto, o dossiê é constituído por artigos, escritos por pesquisadores e pesquisadoras da área da Educação Infantil que atuam em universidades localizadas nas cinco regiões do Brasil e também por colaboradores e colaboradoras internacionais. Foi organizado pelo Prof. Dr. Cleriston Izidro dos Anjos (UFAL) e pelo Prof. Dr. Rodrigo Saballa de Carvalho (UFRGS).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ANJOS, Cleriston Izidro dos; CARVALHO, Rodrigo Saballa de. Apresentação - Dossiê “Educação infantil e currículos: cultura, docência e formação em debate”; (segunda parte): “Currículo da Educação Infantil: embates, tensionamentos e proposições”. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 149–175. Disponível em: http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEsppiv-xvii. Acesso em: 10 jun. 2022.

ANJOS, Cleriston Izidro dos; CARVALHO, Rodrigo Saballa de. Apresentação - Dossiê “Educação infantil e currículos: cultura, docência e formação em debate”; (primeira parte): Educação infantil e currículos: desafios, problematizações e propostas no tempo presente. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 33, p. i-xv, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n33pi-xv. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13203. Acesso em: 10 jun. 2022.

ANJOS, Cleriston Izidro dos; FRANCISCO, Deise Juliana. Educação Infantil e Tecnologias Digitais: reflexões em tempos de pandemia. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 125-146, jan./jan., 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/79007. Acesso em: 19/12/2021.

ANJOS, Cleriston Izidro dos; PEREIRA, Fábio Hoffmann. Educação infantil em tempos de pandemia: outros desafios para os direitos, as políticas e as pedagogias das infâncias. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 3-20, jan./jan., 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/79179. Acesso em: 19/12/2021.

ANJOS, Cleriston Izidro dos; SANTOS, Solange Estanislau dos. As crianças pequenas precisam de uma Base Nacional Comum Curricular? À guisa de apresentação. Debates em Educação, Maceió, v. 8, n. 16, p. i, 2016. DOI: 10.28998/2175-6600.2016v8n16pi. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/2830. Acesso em: 18 dez. 2021.

AQUINO, Ligia Maria Leão; SOUSA, Sandra Cristina Ferreira de. Ousadia na produção curricular de uma rede de Educação Infantil: singularidades borram campos e quadros. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 149–175. Disponível em: http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp149-175. Acesso em: 10 jun. 2022.

BARBOSA, Maria Carmen Silveira; GOBBATO, Carolina. A complexidade do “como fazer” na Educação Infantil: implicações para a formação docente na perspectiva da artesania. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 312–331, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp312-331. Acesso em: 10 jun. 2022.

BARROSO, Fabiana Pinheiro; SANTOS, Sandro Vinicius Sales. Sentidos atribuídos pela coordenação pedagógica ao currículo da Educação Infantil. Debates em Educação, v. 14, n. Esp, p. 257–282, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp257-282. Acesso em: 10 jun. 2022.

BRAILOVSKY, Daniel Martín; LABARTA, Liliana; DESCALZO, Mónica Patrícia. Educação Infantil: o currículo como expressão do comum. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 217–233, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp217-233. Acesso em: 10 jun. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017.

CALLAI, Cristiana; MAIA, Marta. O brincar livre em contexto de pandemia: gestos para pensar o currículo da Educação Infantil. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 534–545, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp534-545. Acesso em: 10 jun. 2022.

CARVALHO, Rodrigo Saballa de. O infraordinário na docência com crianças na Educação Infantil. In: SANTIAGO, Flávio; MOURA, Taís Aparecida. (Org.). Infâncias e docências: descobertas e desafios de tornar-se professora e professor. São Paulo: Pedro e João, 2021. p. 71-108.

CARVALHO, Rodrigo Saballa de. O investimento na formação do cidadão do futuro: a aliança entre economia e Educação Infantil como estratégia da governamentalidade neoliberal. Educação em Revista, v.32, n.2, p.229-253, abri./jun. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/J5hsXCwbDCKzxR5H4xGh7Qr/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10/06/2022.

CARVALHO, Rodrigo Saballa de; BERNARDO, Gertrudes Angélica; LOPES, Amanda Oliveira. Educação Infantil pós-BNCC e a produção do neossujeito docente em documentos curriculares municipais. Debates em Educação, v. 13, n. 33, p. 33-57, 2021. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12639. Acesso em: 18 dez. 2021.

COELHO, Olívia Pires; CANAVIEIRA, Fabiana de Oliveira. Fabulações curriculares: tessituras entre decolonialidade e a infância como lugar de infinitos. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 176–189, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp176-189. Acesso em: 10 jun. 2022.

CORAZZA, Sandra Mara. Base Nacional Comum Curricular: apontamentos críticos clínicos e um trampolim. Educação, n.39, v.4, p.135-144, 2016. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/23591. Acesso em: 10/06/2022.

CORTEZZI, Luiza de Paula; NEVES, Vanessa Ferraz de Almeida; SALES, Shirlei Rezende. “Vem, pessoal, descobrir novos horizontes”: as vivências de um currículo da Educação Infantil. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 375–399, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp375-399. Acesso em: 10 jun. 2022.

COUTINHO, Angela Scalabrin; CÔCO, Valdete. Políticas de formação e políticas curriculares para a Educação Infantil: perspectivas em disputas. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 127–148, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp127-148. Acesso em: 10 jun. 2022.

CUNHA, Susana Rangel Vieira; CARVALHO, Rodrigo Saballa de (Org.). Arte Contemporânea e docência com crianças: inventários educativos. 01. ed. Porto Alegre: Zouk, 2021.

DIAS, Lucimar Rosa; REIS, Maria Clareth Gonçalves; DAMIÃO, Flávia de Jesus. Educação e relações étnico-raciais para e com bebês e crianças pequenas. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 468–491, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp468-491. Acesso em: 10 jun. 2022.

DRUMMOND, Rosalva de Cássia Rita. Do direito à educação aos direitos de aprendizagem: a escola sob judice. Tese (Doutorado em Educação), UERJ, 2019.

FRANCO, Zilda Glaucia Elias; PONCE, Branca Jurema. Diálogo entre currículo e território das crianças ribeirinhas. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 421–444, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp421-444. Acesso em: 10 jun. 2022.

GOMES, Elisabete Xavier; BRITO, Ana Teresa. A alunização da infância: o indelével contributo da formação inicial de educadoras(es) em Portugal. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 190–216, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp190-216. Acesso em: 10 jun. 2022.

LEAL, Fernanda de Lourdes Almeida; AMORIM, Ana Luisa Nogueira de; LIMA, Maria Betânia Barbosa da Silva. O currículo da Educação Infantil em contexto de pandemia: problematizando concepções e relações. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 109–126, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp109-126. Acesso em: 10 jun. 2022.

LIRA, Rejane Maria de Araújo; DIAS, Adelaide Alves. Formação e profissionalização de professores(as) da Educação Infantil. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 332–352, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp332-352. Acesso em: 10 jun. 2022.

MEDEIROS, Cassia Maria Dias Lopes. O desenvolvimento humano como direito e objetivo educacional no currículo da educação infantil. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2021

MOIMÁS, Juliana Xavier; ARAÚJO, Luciana Aparecida de; ANJOS, Cleriston Izidro dos. Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil: retomando proposições e ampliando o debate. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 44–63, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp44-63. Acesso em: 10 jun. 2022.

MORO, Catarina; SOUZA, Gisele de; BARBOSA, Etienne Baldez Louzada; FRANÇA, Franciele Ferreira. Pelo fio do nome: as proposições de Enzo Catarsi para as crianças de 0 a 3 anos. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 445–467, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp445-467. Acesso em: 10 jun. 2022.

NOGUERA, Gabriela Medeiros; DELAUNE, Andrea; VAHL, Monica Maciel. O currículo da Educação Infantil no Brasil e na Aotearoa – Nova Zelândia: reflexões a partir dos documentos oficiais. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 64–85, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp64-85. Acesso em: 10 jun. 2022.

PECOITS, Sariane da Silva; KREMER, Claines; VASCONCELOS, Queila Almeida. Histórias de aprendizagem: a narratividade compondo o currículo na/para a Educação Infantil. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 517–533, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp517-533. Acesso em: 10 jun. 2022.

PEREIRA, Fábio Hoffmann. Campos de experiência e a BNCC: um olhar crítico. Zero-a-Seis, Florianópolis, p.73-89, jan./jul., 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2020v22n41p73. Acesso em: 10/06/2022.

RICHTER, Sandra Regina Simonis; SANTOS, Inara Moraes dos. Literatura com bebês: lendo e amando como infância. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 400–420, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp26-43. Acesso em: 10 jun. 2022.

RODRIGUES, Adriana da Silva; ANDRADE, Natacha Fernandes de; SOUZA, Dulcineia Beirigo de. O que é específico na educação da primeiríssima infância? Pistas de um caminho formativo a ser (re)construído. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 234–256, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp234-256. Acesso em: 10 jun. 2022.

SANTOS, Joedson Brito dos; VIEIRA, Emilia Peixoto. As políticas curriculares BNCC e BNC-Formação no contexto da Educação Infantil: reflexos para a educação das relações étnico-raciais. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 86–108, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp86-108. Acesso em: 10 jun. 2022.

SANTOS, Solange Estanislau dos; SARAIVA, Marina Rebeca de Oliveira. O ano que não tem fim: as crianças e suas infâncias em tempos de pandemia. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 22, n. Especial, p. 1177-1187, dez./dez., 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22nespp1177. Acesso em: 19/12/2021.

SANTOS, Solange Estanislau; ANJOS, Cleriston Izidro dos; FARIA, Ana Lúcia Goulart. A criança das pesquisas, a criança nas pesquisas... A criança faz pesquisa?. Práxis Educacional, [S. l.], v. 13, n. 25, p. 158-175, 2017. DOI: 10.22481/praxis.v13i25.958. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/958. Acesso em: 10 jun. 2022.

SILVA, Bárbara Rainara Maia; CRUZ, Silvia Helena Vieira. Educação das relações étnico-raciais na formação docente: o curso de Pedagogia da UFC. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 492–516, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp492-516. Acesso em: 10 jun. 2022.

SOBRINHO, Roberto Sanches Mubarac; BETTIOL, Célia Aparecida. Entre o “dito” e o “não dito”: uma análise crítica da BNCC e do RCA para a Educação Infantil da rede municipal do Amazonas. Debates em Educação, [S. l.], .], v. 14, n. Esp, p. 26–43, 2022. DOI: XXXXXXX. Disponível em: http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp26-43. Acesso em: 10 jun. 2022.

SOUZA, Ellen de Lima; CARVALHO, Alexandre Filordi. Cadê a criança negra que estava aqui? Da invisibilidade seletiva ao apagamento da criança negra na BNCC. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 1–25, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp1-25. Acesso em: 10 jun. 2022.

VASCONCELOS, Teresa. Do discurso da criança “no” centro à centralidade da criança na comunidade. Investigar em Educação - IIª Série, Número 4, 2015. Disponível em: http://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/article/view/96/0. Acesso em: 10/06/2022.

VOLTARELLI, Monique Aparecida; FERNANDES, Isabela Signorelli; LOUIS, Jennifer. Entre o proposto e o vivido: diálogos sobre currículo e os vícios pedagógicos na Educação Infantil. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 283–311, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp283-311. Acesso em: 10 jun. 2022.

ZIMMER, Karine; BUSS-SIMÃO, Marcia. Educação Infantil, gênero e sexualidade: uma análise de documentos curriculares de formação inicial em Pedagogia. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 353–374, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/http://dx.doi.org/. Acesso em: 10 jun. 2022.

Téléchargements

Publié-e

2022-06-10

Comment citer

ANJOS, Cleriston Izidro dos; CARVALHO, Rodrigo Saballa de. Apresentação - Dossiê "Educação infantil e currículos: cultura, docência e formação em debate" (volume 2). Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. iv-xviii, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14nEsppiv-xviii. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13720. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Editorial

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

Articles similaires

<< < 1 2 3 4 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.