Cultura visual e educação especial

(co)incidências na formação de professoras(es) desde uma perspectiva Queer

Autori

  • Crystian Danny da Silva Castro Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Lutiere Dalla Valle Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14209

Parole chiave:

Cultura Visual, Pedagogia Queer, Educação Especial, Dança, Docência Orientada

Abstract

O presente artigo discute as (co)incidências entre cultura visual/pedagogias culturais e a pedagogia queer a partir de uma experiência artístico-pedagógica, entrecruzando os campos da Dança e da Educação Especial aos processos de formação de professoras(es).

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

BERTÉ, Odailso. Dança contempop: corpos, afetos e imagens (mo)vendo-se. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2015.

BRITZMAN, Deborah. Is there a queer pedagogy? Or stop reading straight. In: Educational Theory, Illinois, v. 45, n. 2, 1995, p. 151-166.

DINIZ, Nilson Fernandes. Por uma pedagogia queer. In: Itinerarius Reflectionis – Revista Eletrônica do Curso de Pedagogia do Campus Jataí – UFG, v. 2, n. 2, s./p., 2013. DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v2i15.27710 Disponível em: https://revistas.ufg.br/rir/article/view/27710. Acesso em: 21 jun. 2023.

FERNÁNDEZ, Tatiana; DIAS, Belidson. Pedagogias culturais nas entre viradas: eventos visuais & artísticos. (In.) MARTINS, Raimundo; MARTINS, Irene (org.) Pedagogias culturais. Santa Maria: Editora da UFSM, 2014, p. 101-137.

HERNÁNDEZ, Fernando. Encuentros que afectan y generan saber pedagógico entre docentes a través de cartografías visuales. Revista Digital do LAV – Santa Maria – vol. 11, n. 2, mai./ago., 2018, p. 103-120. DOI: https://doi.org/10.5902/1983734833898. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/33898. Acesso em: 21 jun. 2023.

HERNÁNDEZ, Fernando. Pesquisar com imagens, pesquisar sobre imagens: revelar aquilo que permanece invisível nas pedagogias da cultura visual. In: MARTINS, R; TOURINHO, T (Orgs.). Processos e práticas de pesquisa em cultura visual e educação. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013,

HERNÁNDEZ, Fernando. A cultura visual como um convite à deslocalização do olhar e ao reposicionamento do sujeito. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Ed/Org.) Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2011, p. 31-68.

HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da cultura visual. Porto Alegre: Mediação, 2007.

KINCHELOE, J.; BERRY, K. Pesquisa em Educação: conceituando a bricolagem. Porto Alegre: Artmed, 2007.

LOURO, Guacira Lopes. Estudos Queer e a Educação no Brasil: articulações, tensões, resistências. In: Contemporânea, v. 2, n. 2 p. 363-369, Jul.–Dez., 2012. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/250648. Acesso em: 21 jun. 2023.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas. In: Pro-Posições, v. 19, n. 2 (56), p. 17-23, maio/ago., 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/fZwcZDzPFNctPLxjzSgYvVC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 21 jun. 2023.

LOURO, Guacira Lopes. Um Corpo Estranho: Ensaios Sobre Sexualidade e Teoria Queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

RODRIGO, Javier; COLLADOS, Antonio. Enredando-nos dentro e fora das pedagogias: paradoxos e desafios das políticas e pedagogias culturais. (In.) MARTINS, Raimundo; MARTINS, Irene (org.) Pedagogias culturais. Santa Maria: Editora da UFSM, 2014, p. 19-44.

SANTOS, Wendel Souza. Teoria queer e educação para uma abordagem não normalizadora. In: Rev. Sem Aspas, Araraquara, v.6, n.2, p. 183-196, jul./dez., 2017. DOI:

https://doi.org/10.29373/semaspas.v6.n2.2017.8224. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/semaspas/article/view/8224. Acesso em: 21 jun. 2023.

SIMAKAWA, Viviane Vergueiro. Por inflexões decoloniais de corpos e identidades de gênero inconformes: uma análise autoetnográfica da cisgeneridade como normatividade. 2015. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19685. Acesso em: 18 jun. 2023.

Pubblicato

2023-09-27

Come citare

CASTRO, Crystian Danny da Silva; DALLA VALLE, Lutiere. Cultura visual e educação especial: (co)incidências na formação de professoras(es) desde uma perspectiva Queer. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e14209, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14209. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14209. Acesso em: 24 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos

Articoli simili

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.