Geografia, educação e cidadania

qual cidadania nos interessa?

Autori

  • Edvar Ferreira Basílio Universidade Federal do Ceará (UFC) https://orcid.org/0000-0001-6511-789X
  • Raimundo Lenilde de Araújo Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Alexandra Maria de Oliveira Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14830

Parole chiave:

Geografia, Educação, Cidadania

Abstract

Esse estudo tem como objetivo discutir o ensino de Geografia sob a perspectiva da educação para o exercício da cidadania territorial. Do ponto de vista metodológico, utilizou-se abordagem qualitativa de base investigativa documental e bibliográfica. Inicialmente, analisou-se a legislação educacional brasileira e verificou-se que nos marcos legais da educação do Brasil a possibilidade de se exercer cidadania encontra-se estreitamente ligada e bastante limitada à capacidade do indivíduo estar vinculado ao mundo do trabalho/emprego e, por consequência, ao consumo. O ensino de Geografia tem muito a favorecer a (re) construção de uma cidadania que extrapole a garantia dos direitos civis e políticos, especialmente por viabilizar indivíduos engajados socialmente.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Edvar Ferreira Basílio, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestrando em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará(UFC);  Especialista em Gestão Escolar; Especialista em Educação Ambiental. Profesor efetivo da rede oficial de ensino do Estado do Ceará.

Riferimenti bibliografici

BRASIL. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 23 dez. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF. 2000. Contido em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso em: 02 Jan. 2023.

BRASIL.. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes curriculares nacionais gerais da educação básica. Brasília: MEC/CNE, 2013. Contido em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em 19 Mar. 2022.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. Contido em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ce/fortaleza/panorama. Acesso em 21 dez. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996 Contido em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf. Acesso em: 20 Mar. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Contido em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/pcn/geografia.pdf. Acesso em: 26 Dez. 2022.

CAVALCANTI. L. S. A Geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de

geografia para a vida urbana contemporânea. Campinas, S.P: Papirus, 2010.

CARLOS, A. F. O lugar no/do mundo. São Paulo: Hucitec, 2007.

CASTRO, I. E; GOMES, P. C. da C. CORRÊA, R. L. (org.). Geografia: conceitos e temas. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

CASTROGIOVANNI, A.C. CALLAI, H. C. KAERCHER, N.A. (Org.) Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2009.

CEARÁ. Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Documento curricular referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental. Fortaleza: SEDUCCE, 2019.

CLAUDINO, S. Escola, Educação geográfica e cidadania territorial. Scripta Nova: Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales, v. 9, n. 494, 2014. Disponível em: https://revistes.ub.edu/index.php/ ScriptaNova/article/view/14971. Acesso em: 06 ago. 2018.

DAMIANI, A. L. A Geografia e a construção da cidadania. In: CARLOS, Ana Fani. A. (org.). A Geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2008. p. 50-61.

GALIAN, C.V.A. Os PCN e a elaboração de propostas curriculares no Brasil. Cadernos de Pesquisa, 44(153) p.648-669. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2812. Acesso em 23 Dez. 2022.

GUARÁ, I. M. F. R. Educação e desenvolvimento integral; articulando saberes na escola e além da escola. Em aberto, Brasília, v. 22, n.80, p.65-81, abr. 2009.

RANIERI, N. B. S. O direito à educação e o pleno exercício da cidadania. ComCiência, Campinas, n. 111, 2009. Disponível em: http://comciencia.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-76542009000700008&lng=es&nrm=iso. Acesso em 22 Dez. 2022.

SANTOS, M. O espaço do cidadão. São Paulo: Nobel, 1998.

SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia. 6ª edição. São Paulo: Edusp, 2008.

Pubblicato

2023-09-27

Come citare

BASÍLIO, Edvar Ferreira; ARAÚJO, Raimundo Lenilde de; OLIVEIRA, Alexandra Maria de. Geografia, educação e cidadania: qual cidadania nos interessa?. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e14830, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14830. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14830. Acesso em: 22 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos

Articoli simili

<< < 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.