Narrativas autobiográficas na pesquisa e na formação de professores
descortinando múltiplas experiências
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17308Parole chiave:
Narrativas, Pesquisa, Formação de professoresAbstract
Neste estudo analisamos os desdobramentos de narrativas na formação e na pesquisa com professores de Educação Infantil e do ensino fundamental das redes públicas de educação do Piauí. A pesquisa focalizou 28 trabalhos produzidos no período de 2018 a 2022, sendo 14 teses e 14 dissertações, trabalhos vinculados ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Profissionalização Docente em Pedagogia/NUPPED, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal do Piauí. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, do tipo revisão sistemática. As análises sobre as produções do NUPPED, vinculadas à abordagem autobiográfica explicitam formas de uso das narrativas nas pesquisas e na formação de professores.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo, SP: Atlas, 2010.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
BASTOS, C. L; KELLER, V. Aprendendo a aprender. Petrópolis: Vozes, 1995.
BASTOS, L. C.; BIAR, L. de A. Análise de narrativa e práticas de entendimento da vida social. D.E.L.T.A., 31-especial, 2015 (97-126). Disponível em https://www.scielo.br/j/delta/a/Y8HLKnQRjQs8ZpdHjQY4fqH/?format=pdf&lang=pt Acesso em 25 agos 2023.
BRAGANÇA, I. F. de S. Histórias de vida e formação de professores: diálogos entre Brasil e Portugal. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.7476/9788575114698. Acesso em: 24 de ago. 2021.
CAMPBELL COLLABORATION. Home page. Londres: Campbell Collaboration, 2021. Disponível em: https://www.campbellcollaboration.org. Acesso em: 12 abr. 2023.
CERVO, A. L.; BERVIAN. P. A. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1983.
CLANDININ, D. J. CONNELLY, F. M. Pesquisa narrativa: expectativas e histórias na pesquisa qualitativa. Uberlândia, MG: EDUFU, 2011.
CONNELLY, D. J.; CLANDININ, F. M. Pesquisa narrativa: experiências e histórias em pesquisa qualitativa. Uberlândia: EDUFU, 2015.
CONNELLY, F. M.; CLANDININ, D. J. Relatos de experiência e investigacion narrativa. In: LARROSA, J. Déjame que te cuente. Barcelona: Editorial Laertes, 1995.
CUNHA, R. A. Pesquisa narrativa: uma estratégia investigativa sobre o ser professor. 2009. Recuperado de: http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/eventos/evento2009/ GT.2/3 5_Renata%20Cristina%20da%20Cunha.pdf
GALVÃO, T. F.; PEREIRA, M. G. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 23, n. 1, p. 183-184, mar. 2014. Disponível em: http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742014000100018 Acesso em: 20 ago. 2023.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Atlas, 2002.
JOSSO, M-C. Experiência de vida e formação. São Paulo: Paulus; Natal: EDUFRN, 2010.
NÓVOA, A. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 1995, p. 11-30.
PACHECO, J. A.; FLORES, M. A. Formação e Avaliação de Professores. Porto: Porto Editora, 1999.
PRADO, G. do V. T.; SOLIGO, R. (Org.). Porque escrever é fazer história. Campinas, SP: Graf. FE, 2005.
SOUZA, E. C. de. Histórias de vida, escritas de si e abordagem experiencial. In: E. C. de Souza, A. C. V. Mignot (Orgs.). Histórias de vida e formação de professores. Rio de Janeiro: Quartet-FAPERJ, 2008.
SOUZA, E. C. de. Pesquisa narrativa e escrita (auto) biográfica: interfaces metodológicas e formativas. In: SOUSA, E. C. de.; ABRANHÃO, M. H. M. B. Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006, p. 135-147.
VARANI, A.; FERREIRA, C. R.; PRADO, G. do V. T. P. (Org.). Narrativas docentes: trajetória de trabalhos pedagógicos. Campinas, SP: Mercado de letras, 2007.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Debates em Educação
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).