Um salto de qualidade na pedagogia brasileira

40 anos de Escola e democracia

Autori

  • Frederico Jorge Ferreira Costa Universidade Estadual do Ceará
  • Karla Raphaella Costa Pereira Universidade Federal rural do Semi-árido

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17566

Parole chiave:

Pedagogia histórico-crítica, Escola e democracia, Materialismo histórico, Marxismo

Abstract

O presente artigo objetiva discutir a importância da obra Escola e democracia de Dermeval Saviani para o contexto histórico em que foi produzida, bem como argumenta sua relevância para a construção de uma pedagogia marxista, no Brasil. Mais que uma revisão bibliográfica, este texto procura sintetizar as contribuições de diversos autores do marxismo para debater as questões específicas da educação, superando outras perspectivas que negam a pedagogia histórico-crítica como alternativa às teorias educativas neoliberais. Situa, assim, a pedagogia histórico-crítica e sua obra seminal, Escola e democracia, no contexto da história do pensamento revolucionário marxista.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

ENGELS, Friedrich. Ludwig Feuerbach e o fim da filosofia clássica alemã. São Paulo: Boitempo, 2024.

LÖWY, Michael. As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Muchhausen: marxismo e positivismo na sociologia do conhecimento. 2 ed. São Paulo: Busca Vida, 1987.

MANDEL, Ernest. Introdução ao marxismo. 2 ed. Lisboa: Edições Antídoto, 1978.

MANDEL, Ernest. Marxismo: uma introdução. Usina Editorial, 2023.

MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. Manifesto comunista. São Paulo: Boitempo, 2010.

MUSTO, Marcello. Karl Marx: biografia intelectual e política (1857-1883). São Paulo: Expressão Popular, 2023.

SAAD FILHO, Alfredo. A era das crises: neoliberalismo, o colapso da democracia e a pandemia. São Paulo: Editora Contracorrente, 2023.

SAES, Décio. República do capital: capitalismo e processo político no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2023.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. Edição comemorativa. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10. ed. Campinas: Autores Associados, 2008a.

SNYDERS, Georges. Escola, classe e luta de classes. São Paulo: Centauro, 2005.

SNYDERS, Georges. Para onde vão as pedagogias não-diretivas? São Paulo: Centauro, 2001.

Pubblicato

2024-05-29

Come citare

COSTA, Frederico Jorge Ferreira; PEREIRA, Karla Raphaella Costa. Um salto de qualidade na pedagogia brasileira: 40 anos de Escola e democracia. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e17566, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17566. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17566. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê: 40º aniversário do livro Escola e Democracia: contribuição e novos desafios

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i

Articoli simili

<< < 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.