Escola e democracia, extensão universitária e a formação de professores no Brasil
uma concepção pedagógica em defesa da educação escolar como instrumento de transformação social
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17567Parole chiave:
“Escola e Democracia”, extensão universitária, formação de professoresAbstract
Considerando a diversidade de conhecimentos teóricos e operacionais que atravessam a formação docente no Brasil, a Extensão se efetua como um dos instrumentos fundamentais no campo de ações teórico-práticas, atentas ao movimento de transformação do real. Se esse trabalho é o que dá sentido à prática educativa fundada nos princípios do materialismo histórico-dialético, ganha relevo o estudo de caso da obra “Escola e Democracia” e sua relação com a história de organização e funcionamento do Grupo de Estudos da Pedagogia Histórico-Crítica, sediado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (GEPHC/UNIRIO). As evidências identificadas nesta investigação confirmam a relevância das ações desse Grupo de Estudos, considerando o fomento de espaços de debates e publicações decorrentes deste núcleo extensionista atento a um dos fundamentos da obra “Escola e Democracia” que é a defesa da educação escolar como instrumento da transformação social.
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