A alfabetização em Rio Branco no retorno ao presencial em contexto pós-pandemia de covid-19

desafios e formas de enfrentamento na perspectiva dos professores

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17974

Parole chiave:

Alfabetização, Desafios do pós-pandemia, Formas de enfrentamento

Abstract

O presente estudo tem por objetivo analisar os desafios enfrentados pelos professores de Rio Branco-Acre no processo de alfabetização no período pós-pandêmico e as possíveis soluções apontadas por esses profissionais para o enfrentamento desses desafios. A pesquisa contou com análise de dados coletados na segunda fase da pesquisa do Grupo AlfaRede por meio de um Grupo Focal e de questionário com dados quantitativos. Os resultados evidenciaram que, no retorno ao presencial, os professores sentiram ansiedade e medo, especialmente relacionados à alfabetização dos alunos. Sobre os principais desafios, destacam-se  as rupturas e descontinuidades educativas e a diversidade nos níveis de alfabetização dos alunos. Quanto às formas de enfrentamento, aponta-se o potencial dos agrupamentos produtivos. Os professores expressam a necessidade de maior integração, diálogo, incentivos, pesquisa contínua e capacitação docente para aprimorar a qualidade do ensino neste cenário pós-pandêmico.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

BAKHTIN, M.VOLOSHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2006.

BRASIL. Lei n. 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 7 fev. 2020.

CARVALHO, M. Alfabetizar e letrar: um diálogo entre a teoria e a prática. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2005. 142 p.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

COLELLO, S. de M. G.. Alfabetização: o quê, por quê e como. – 1. ed. - São Paulo: Summus. 2021.

MACEDO, M. S. A. N. (org.). Retratos da alfabetização na pandemia da COVID-19: resultados de uma pesquisa em rede. São Paulo: Parábola, p. 48-68, 2022.

MINAYO, M. C. S.; DESLANDES, S. F . Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 25. ed. rev. atual. Petrópolis: Vozes, 2007. 108p.

MORTATTI, M. R. L. O discurso fundador de Smolka: alfabetização e produção de conhecimento como processos discursivos. In: GOULART, C.; GONTIJO, C. M. M.; FERREIRA, N. S. A. (org.). A alfabetização como processo discursivo – 30 anos de ‘A criança na fase inicial da escrita’. São Paulo: Cortez, 2017, p. 179-202.

NÓVOA, A.; ALVIM, Y. Os Professores Depois da Pandemia. Educação & Sociedade, Campinas, v. 42, n. 1, p. 1-16, fev./abr. 2021.

SMOLKA, A. L. B. A Alfabetização como processo discursivo. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, São Paulo, 1987.

SMOLKA, A. L. B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. 1. Ed. São Paulo: Cortez, 1988.

Smolka, A. L. B.. Da alfabetização como processo discursivo: os espaços de elaboração nas relações de ensino. In: Cecília M.A. Goulart; Claúdia Mendes Gontijo; Norma Sandra de Almeida Ferreira. (Org.). A Alfabetização como processo discursivo: 30 anos de A criança na fase inicial da escrita. 1ed.São Paulo: Cortez, 2017, v. 1, p. 23-46.

SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 25, p. 5-17, 2004.

VYGOTSKY, L. S., Luria, A. R., Leontiev, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone: Editora da Universidade de São Paulo, 1988.

Pubblicato

2024-11-10

Come citare

RAMOS, Letícia Cleilen Lisboa; SANTOS, Tatiane Castro dos; LUCIO , Elizabeth Orofino. A alfabetização em Rio Branco no retorno ao presencial em contexto pós-pandemia de covid-19: desafios e formas de enfrentamento na perspectiva dos professores. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e17974, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17974. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17974. Acesso em: 24 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Alfabetização no pós-pandemia: políticas, discursos e práticas

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i

Articoli simili

<< < 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.