REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE A PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA NA BASE DE DADOS SciELO SOBRE PEDAGOGIA HOSPITALAR
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n20p238Parole chiave:
Pedagogia Hospitalar. Atendimento escolar hospitalar. Revisão Sistemática.Abstract
O objetivo desta pesquisa foi efetuar um levantamento das publicações científicas brasileiras na Base de Dados SciELO sobre Pedagogia Hospitalar, campo teórico-prático da Educação Especial. As informações foram coletadas e sistematizadas em planilhas eletrônicas e gráficas para tratamento dos dados. Inicialmente foram encontrados 569 artigos e após aplicação dos critérios de exclusão, selecionou-se 18 artigos para compor o corpus de análise. Na interpretação dos dados foram identificados: 1) as áreas de conhecimento ; 2) quantidade de artigos por palavras chave; 3) os autores que mais publicam sobre a temática e as Universidades de origem das pesquisas; 4) período de publicação (1999-2015); 5) os periódicos nos quais os artigos são publicados; 6) metodologia de pesquisa. Conclui-se que a Pedagogia Hospitalar é uma área de conhecimento relativamente nova que vem buscando espaço de reconhecimento no meio acadêmico. Por este motivo, existe a necessidade de maior produção e divulgação para que seja possível utilizá-la como estratégia na luta política para ampliação do atendimento pedagógico-educacional nos hospitais brasileiros.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).