Educação de Jovens e Adultos Profissionalizante a distância: um olhar sobre a metodologia e os resultados da oferta
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p373-382Parole chiave:
Educação de Jovens e Adultos. Reconhecimento de Saberes. Qualificação profissional.Abstract
Resumo
O presente artigo resultou de pesquisa quali-quanti sobre uma metodologia inovadora na oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a distância articulada com qualificação profissional, desenvolvida pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), denominada EJA Profissionalizante, entre os anos de 2016 e 2017, no estado da Bahia. O texto pretende contribuir com o tema EJA no cenário atual em que persiste a evasão na oferta e a necessidade de efetividade dos resultados, a partir dos olhares dos sujeitos protagonistas do aprender e da experiência de gestão desta oferta em que articula educação básica e qualificação profissional com a Metodologia de Reconhecimento de Saberes (MRS) e Programa Curricular por área de conhecimento. Como resultados podemos afirmar que os investigados declararam entender a contribuição da MRS para a certificação dos saberes adquiridos ao longo da vida, a importância dessa para a conclusão da educação básica e a relevância da qualificação profissional para a inserção ou busca de melhoria no mercado de trabalho, além das evidências de redução no indicador de evasão e aumento da conclusão em relação a oferta comum da EJA, já que fundamenta-se em uma formação integral e contextualizada com as necessidades do sujeito que aprende.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALCOFORADO, L. M. Reconhecimento, validação e certificação de saberes experienciais: desafios para a formação continuada. Trabalho&Educação. Belo Horizonte: 2014, V.23, n.3, p. 13-20.
ARROYO, M. G. Educação de Jovens-adultos: um campo de direito e de responsabilidade pública. In: Soares; L. G.; CASTRO, M. A.G.; GOMES, N. L. (Org.). Diálogos na educação de jovens e adultos. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, p. 19-50, 2006.
BRASIL. Parecer CNE/CEB 01/2016. Proposta de desenvolvimento de experiência pedagógica para oferta de programa nacional de Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos níveis do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em escolas do SESI. Brasília, DF, 2016.
FREITAS, Gisele Marcia de Oliveira. Educação de jovens e adultos a distância: avaliação do programa do SESI Bahia. Orientadora: Profa. Dra. Maria da Conceição Alves Ferreira. Bahia: UNEB, 2017. 248 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA) – Departamento de Educação – Campus I, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Bahia, 2017.
HAGUETTE, T. M. F. Metodologias qualitativas na sociologia. 14 ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
MORAIS, Cléssia Lobo de. Educação Básica e Educação Profissional na Bahia: avaliação de resultado do programa de articulação do ensino médio do SESI com cursos técnicos do SENAI. 2013. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, Salvador, 2013.
RIBEIRO, V. M. Referências internacionais sobre avaliação da educação de adultos. In: CARREIRO, D. et al (Org.). A EJA em xeque: desafios das políticas de educação de jovens e adultos no século XXI. São Paulo: Global, 2014.
SESI. Serviço Social da Indústria. Metodologia de Reconhecimento de Saberes – MRS “Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências”. Documento Complementar I Matriz de Referência Curricular, 2016.
SOUZA, Alberto de Mello e. A Relevância dos Indicadores Educacionais para Educação Básica: informação e decisões. Meta: Avaliação | Rio de Janeiro, v. 2, n. 5, p.153-179, mai./ago. 2010. Artigo publicado no livro Dimensões da Avaliação Educacional (MELLO E SOUZA, 2005). Disponível em:
http://metaavaliacao.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/78/93. Acesso em 12 out. 2011.
XAVIER, C. F. Gestão escolar na educação de Jovens e Adultos. UFMG, 2008. Disponível em:<http://32reuniao.anped.org.br/arquivos/trabalhos/GT18-5466--Int.pdf> Acessado em 07 out. 2015.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).