A Pesquisa como Princípio Educativo no Currículo Integrado

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p509-522

Parole chiave:

Currículo Integrado, Pesquisa como Princípio Educativo, Educação Profissional e Tecnológica

Abstract

Com o objetivo de alargar o debate acerca da pesquisa com princípio educativo este artigo apresenta discussões e reflexões sobre uma experiência de materialização do currículo integrado na educação profissional e tecnológica. Constituído por uma abordagem qualitativa, foi produzido envolvendo autores como: Araújo e Frigotto (2018), Ramos (2018), Machado (2010) entre outros. Observou-se que a  pesquisa com princípio educativo permite a construção da autonomia e  emancipação dos estudantes. A partir de uma problemática inicial, os estudantes conseguem identificar outros desdobramentos, buscando respostas, revisitando e incorporando conceitos, questionando e superando o senso comum, num movimento dialético, produzindo e legitimando o produto deste movimento: um novo saber.

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Biografie autore

Roberta Pasqualli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)

Mestre em Ciência da Computação pela Univeridade Federa de Santa CAtarina (UFSC). Doutora e Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Professora de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC).

Angela Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)

Mestre em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Química pela Universidade Federal do Parará (UFPR). 

Professora de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC).

Vitor Gomes da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)

Mestre e doutor em Ciência da Religião pela Univesidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) .

Professor  de Filosofia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC).

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Pubblicato

2019-08-31

Come citare

PASQUALLI, Roberta; SILVA, Angela; SILVA, Vitor Gomes da. A Pesquisa como Princípio Educativo no Currículo Integrado. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 509–522, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n24p509-522. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/6294. Acesso em: 24 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê “Práticas, pesquisas e reflexões sobre a educação profissional, científica e tecnológica no Brasil"

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