O professor diante da demanda do aluno do XXI: trabalhando com tecnologias e mídias de potencial educativo

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p245-258

Parole chiave:

Educação, Pedagogia, Tecnologias educacionais.

Abstract

O presente texto surge do confronto teórico educacional com a prática docente do autor. Defende-se que estamos diante de uma oportunidade ampla, no âmbito educacional universal, que se mostra propícia para dotar os estudantes de instrumentos e competências cognitivas para uma aprendizagem de conhecimentos socialmente significativos. Tal proposição se espelha no caráter concomitantemente social e objetivo da construção e na necessidade de aplicação do conhecimento, o qual se entende ser de grande anseio da contemporaneidade social. Fica claro que os ‪‎jovens passam grande parte do seu dia ‪‎conectados, enviando e trocando mensagens, assistindo vídeos e ouvindo música. Criticam a escola por não verem total sentido entre o que aprendem e o que vivem fora dela. Entendemos que novas formas de ensinar com o potencial que a as tecnologias informáticas possuem pode lhes propiciar injeções de ânimo ao se verem, também na escola, mais próximos de sua práxis cotidiana.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Hercules Pimenta Santos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Ciência da Informação (2018) com período de estágio em Universidade Complutense de Madrid-Espanha, Mestre em Educação (2010), Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de EaD (2013) e Graduado em História (2005).DOTI - Departamento de Organização e Tratamento da Informação

Riferimenti bibliografici

ALMEIDA, M. E. B. Desafios e possibilidades da atuação docente online. PUCViva, São Paulo, nº 24, Jul-Set. 2005.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e terra, 1999.

DEMO, P. Educar pela pesquisa. São Paulo: Autores Associados, 1996.

DEMO, P. Instrucionismo e nova mídia. In SILVA, Marco (Org.) Educação online – teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Loyola, 2003. pp. 75-88.

ECO, U. From Internet to Gutenberg. 1996. Disponível em <http://www.umbertoeco.com/en/frominternet-to-gutenberg-1996.html>. Acesso em 22 nov. 2014.

LA SOCIEDAD DE LA INFORMACIÓN. Amenazas y oportunidades. Madrid: Editorial Complutense, 1996.

MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus, 1997.

MORAN, J. M. Como utilizar a Internet na educação. Ci. Inf. [online]. vol. 26, n.2, 1997.

NEGROPONTE, N. A Vida Digital. Cia das Letras, 1995.

O’REILLY, T. What Is Web 2.0 - Design Patterns and Business Models for the Next Generation of Software. O’Reilly Publishing, 2005.

PIAGET, J. A linguagem e o pensamento da criança. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. 282p.

SANTOS, A. I. Recursos Educacionais Abertos: Novas Perspectivas para a Inclusão Educacional Superior Via EAD. In: SANTOS, A. I. (Org.). Perspectivas Internacionais em Ensino e Aprendizagem Online. São Paulo: LibraTrês, 2006.

SANTOS, A. I. Recursos Educacionais Abertos no Brasil: o estado da arte, desafios e perspectivas para o desenvolvimento e inovação. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2013.

SANTOS, H. P. Proposta de formação continuada via educação a distância: uso dos museus virtuais no ensino básico de História. Monografia de Especialização, Universidade Federal Fluminense, 2013a.

SANTOS, H. P. Etiquetagem e folksonomia: o usuário e sua motivação para organizar e compartilhar informação na Web 2.0. Perspect. ciênc. inf., Belo Horizonte, v. 18, n. 2, June 2013b.

SANTOS, H. P. Tecnologias e mídias educativas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016.

TIMMS, D. et al. Review of telematics based open and distance learning. Luxembourg; Brussels: Centre for Research and Development in Learning Technology, 1999.

TRINDADE, D. F. O Ponto de mutação no ensino das ciências. São Paulo: Madras, 2005.

VILCHES, L. A migração digital. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

WANSTREET, C. E. Interaction in online learning environments: a review of the literature. The Quarterly Review of distance Education, v.7, n.4, p.399‐411, 2006.

WATZLAWICK, P. The invented reality: how do we know what we believe we know? New York, Norton, 1984.

Pubblicato

2019-08-31

Come citare

SANTOS, Hercules Pimenta. O professor diante da demanda do aluno do XXI: trabalhando com tecnologias e mídias de potencial educativo. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 245–258, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n24p245-258. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7030. Acesso em: 22 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê “Tecnologias e educação: usos, efeitos e reflexões sobre a formação no cotidiano das instituições educacionais”

Articoli simili

<< < 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.