Extensão Universitária na EaD: equidade na construção de saberes transdisciplinares

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p259-272

Parole chiave:

Tecnologia. Formação de Professores. Programa de Extensão

Abstract

Este artigo analisa o impacto das tecnologias na formação de professores, a partir dos saberes construídos em um Programa de Extensão Universitária na Educação a Distância (EaD), denominado Aproxime-se. Parte da perspectiva de que a democratização na Educação Superior, na modalidade EaD, deve ser pautada nos mesmos princípios da modalidade presencial, garantindo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. A partir de uma pesquisa-ação, buscou-se avaliar as ações desenvolvidas nesse Programa, desde seu planejamento até a consolidação dos eventos promovidos nos polos. Os estudos e reflexões sobre a construção e a consolidação desse Programa evidenciaram suas contribuições para a formação docente, sendo constatada a vivência da tríade universitária pelos estudantes envolvidos.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorado Sanduíche pela Universidade do Porto. Pós-Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialização em Educação pelo CEPEMG. Especialização em Psicopedagogia pelo CEPEMG. Especialização em Direitos Humanos pelo CES. Especialização em Temas Filosóficos pela UFMG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, educação, ensino-aprendizagem, trabalho e educação, gestão, educação a distância e trabalho docente.

Marcela Rosa de Lima Machado, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da FaE/UFMG. Graduada em Pedagogia e Mestra em Educação pela FaE/UFMG. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional, educação a distância, extensão universitária, formação profissional e traba

Marcio Boaventura Junior, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de Pesquisa: Psicologia, Psicanálise e Educação. É graduado em Pedagogia pela mesma Universidade (2009) e em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2001). Pesquisa os seguintes temas: Gestão de Pessoas, Educação Especial, Profissionalidade Docente, Psicanálise do Vínculo Social, Adolescência, Subjetividade Docente, Extensão Universitária em Educação a Distância, Gestão Escolar e Organizacional, Constelação Sistêmica Familiar.

Fernando Selmar Rocha Fidalgo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professor Titular do Departamento de Administração Escolar (DAE/FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Mestre em Educação pela UFMG e Pedagogo pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente coordena o Observatório Nacional do Sistema Prisional (ONASP), o Programa de Capacitação dos Servidores do Sistema Prisional (CASSP) e o Núcleo de Pesquisas em Educação a Distância (CAED-UFMG). É membro do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMG - orientando mestrados e doutorados, e do Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação. Criador e Co-editor da Revista Trabalho & Educação. Foi Diretor de Educação a Distância da UFMG (2010-2014). Foi pesquisador visitante no Institut de Recherches Economiques et Sociales (1996-1998). Realizou residência Pós-doutoral na Université Paris X (2003-2004) e, também, na Universidade do Porto (2009-2010). Bolsista de Produtividade do CNPq.

Riferimenti bibliografici

BARRETO, R. G. Tecnologias na formação de professores: o discurso do MEC. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n. 2, p. 271-286, jul./dez. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n2/a06v29n2.pdf. Acesso em: 22 de setembro de 2018.

BOGDAN, R; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e métodos. Porto: Editora Porto, 1994

BRASIL. Conferência Nacional de Educação – CONAE. 2014. Disponível em: . Acesso em: 5 de outubro de 2018.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1988.

BRASIL. Decreto Nº 5.800, de 8 de junho de 2006. Disponível em: http://uab.capes.gov. br/. Acesso em: 5 de outubro de 2018.

BRASIL. Decreto Nº 7.416, de 30 de dezembro de 2010. Disponível em: http://www. planalto.gov.br. Acesso em: 5 de outubro de 2018.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 5 de outubro de 2018

BRASIL. Plano Nacional de Extensão Universitária 2012-2022. Disponível em https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/Plano-nacional-de-extensao-universitaria-editado.pdf Acesso em 28 de outubro de 2018.

FAVACHO, A. M. P. et al (Org.). Aproxime-se/UFMG: a interface da extensão na EaD. Belo Horizonte: CAED-UFMG, 2014.

FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação - uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez, 1980.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

MACIEL, A. O princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão: um balanço do período 1988 – 2008. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, SP, 2010.

MACHADO, M. R. L.; ARRUDA, E. P. Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão na Educação a Distância: desafios e experiências. In: CORRADI, W. et al (Orgs). Extensão Universitária na EAD: desafios e experiências da indissociabilidade entre pesquisa ensino e extensão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018, no prelo.

MACHADO, M R. L. et al. A importância dos Programas de Extensão para a formação universitária a distância. In: Anais do X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD). Belém: UniRede, 2013.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. Revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF; UNESCO, 2000.

OLIVEIRA, M. A. M.; PASCHOALINO, J. B. Q.; ROCHA, T. C. Políticas para o Ensino Superior: profissionalização ou proletarização do trabalho docente? Revista Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 20, n. 2, p. 77-89, mai./ago.2011.

PASCHOALINO, J. B. Q. et al. O percurso de um programa de extensão na EAD: Aproxime-se/UFMG. In: Anais do XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD). Florianópolis, SC: NUTE; UFSC, 2014. p. 1286-1297.

PASCHOALINO, J. B. Q. et al. Saberes Transversais: a EaD e a formação do humano. In: V Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade, 2013, Curitiba. Anais do V Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade. Curitiba: Esocite, 2013.

PASCHOALINO, J. B. Q. Desafios da Gestão Escolar. Belo Horizonte: Studium Eficaz, 2017.

PONTE, C. I. R. V. et al. A extensão universitária na Famed/UFRGS: cenário de formação profissional. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro, v. 33, n. 4, dez. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 26 de outubro de 2018.

SAMPAIO, J. H; FREITAS, M. H. A Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão. In: GONÇALVES, L. F. et al. (Org). Educação superior: princípios, finalidades e formação continuada de professores. Brasília: Universa; Líber livro, 2010.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e pesquisa, Campinas, v. 31, n. 3, p. 443-466, 2005.

Pubblicato

2019-08-31

Come citare

PASCHOALINO, Jussara Bueno de Queiroz; MACHADO, Marcela Rosa de Lima; BOAVENTURA JUNIOR, Marcio; FIDALGO, Fernando Selmar Rocha. Extensão Universitária na EaD: equidade na construção de saberes transdisciplinares. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 259–272, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n24p259-272. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7040. Acesso em: 22 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê “Tecnologias e educação: usos, efeitos e reflexões sobre a formação no cotidiano das instituições educacionais”

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i

Articoli simili

<< < 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.