Educação não formal: a praia como um espaço para Educação Ambiental

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p66-83

Parole chiave:

Espaço não formal. Educação ambiental. Educação na praia.

Abstract

Pesquisadores, pais e alunos, estão cada vez mais, discutindo problemas ambientais causados pelo homem. Dessa forma, o estudo apresenta uma ação de Educação Ambiental realizada no município de Balneário Gaivota/SC, envolvendo crianças de seis a 11 anos. A pesquisa foi aplicada na semana do meio ambiente de cinco a nove de junho de 2017, com objetivo de sensibilizar e desenvolver consciência crítica sobre o impacto dos resíduos encontrados nos ecossistemas costeiros. Foram realizadas atividades lúdicas em sala e atividade prática na praia, a fim de, abordar questões sobre o lixo no meio ambiente. As crianças realizaram desenhos, antes e após as atividades. Percebemos que atividades realizadas em espaços não formais dão uma visão mais ampla sobre as temáticas abordadas em sala de aula.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Michele Souza Fanfa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS, uma parceria dos departamentos de quatro universidades brasileiras do estado do Rio Grande do Sul – UFRGS, FURG, UFSM e UNIPAMPA (campus Uruguaiana). Orientada pelo Prof.ª Dr.ª Maria do Rocio Fontoura Teixeira. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, onde atuou como bolsista PROLICEN do projeto de pesquisa: Formação Inicial de Professores, Estágios Curriculares Supervisionados, Interdisciplinaridade, Ensino de Ciências e Biologia. Bolsista OBEDUC - CAPES no projeto de pesquisa: Estudo da correlação entre Desempenho Escolar e Livro Didático. Atuou como membro do Observatório da Educação - Interinstitucional Desempenho Escolar e Inclusão Acadêmica (IDEIA). Atualmente, dedica-se a pesquisa sobre espaços não formais de educação e formação inicial de professores.

Leonan Guerra, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA, licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM, especialista em Educação Ambiental/UFSM, e mestre em Educação em Ciências/UFSM. Atualmente é doutorando em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS, além de idealizador e responsável pelo projeto Oficina de Ciências, desenvolvendo atividades práticas, jogos didáticos, saídas de campo, e modelos tridimensionais de biologia.

Maria do Rocio Fontoura Teixeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação em Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS, com a tese Redes de Conhecimento em Ciências. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975). Atualmente é Coordenadora Geral do Programa de Pós Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, além de Coordenadora da sede UFRGS do Programa. Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia da UFRGS. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Representante da UFRGS no SIGA do Ministério da Educação (MEC). Associada à Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento - RS. Tem experiência na área de Educação em Ciências e Ciências da Informação, com ênfase em Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento, Gestão Documental, Redes de Conhecimento, Produção Científica, Fontes de Informação Científica e Tecnológica, Análise de Redes Sociais e Espaços não Formais de Educação.

Pubblicato

2019-08-31

Come citare

FANFA, Michele Souza; GUERRA, Leonan; TEIXEIRA, Maria do Rocio Fontoura. Educação não formal: a praia como um espaço para Educação Ambiental. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 66–83, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n24p66-83. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7387. Acesso em: 23 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i

Articoli simili

<< < 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.