Análise de conceitos científicos presentes no anime Hataraku Saibou

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p703-723

Parole chiave:

Animação japonesa, Circulação Sanguínea, Ensino de ciências, Recurso paradidático

Abstract

Os animes (animações japonesas) possuem uma riqueza de gêneros e temas abordados e são populares por sua estética característica e linguagem narrativa inovadora. Neste trabalho, abordamos o anime Hataraku Saibou, que mostra a rotina de células antropomorfizadas, cumprindo suas funções em um corpo humano, representado por uma cidade. O objetivo da pesquisa foi descrever e analisar a representação que o anime traz de conceitos científicos, desde elementos estéticos, como o cenário e o design de personagens, até os narrativos. A análise seguiu a metodologia de Penafria (2010) e foi focada, especificamente, nas hemácias, uma das personagens principais no episódio chamado “Circulação Sanguínea”. O resultado da pesquisa mostra que em Hataraku Saibou vários conceitos científicos de morfologia e fisiologia celular são representados em imagens e narrativas que rodeiam os personagens da animação, mostrando com criatividade esses processos, o que pode servir de inspiração para um ensino de ciências inovador e divertido. A análise conduz à ideia que os recursos audiovisuais, utilizados nas aulas de forma reflexiva, crítica e significativa podem ter resultados positivos, tornando-as motivadoras e proveitosas. O texto conclui com uma reflexão sobre como essa linguagem narrativa pode ser pensada por professores de ciências para enriquecer o processo de ensino e aprendizagem na cultura digital.

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Biografie autore

Taynara Rúbia Campos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas

Atualmente mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de Educação e Comunicação

Dulce Márcia Cruz, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduada em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado, mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutora em engenharia de produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Professora do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina

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Pubblicato

2020-06-22

Come citare

CAMPOS, Taynara Rúbia; CRUZ, Dulce Márcia. Análise de conceitos científicos presentes no anime Hataraku Saibou. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 703–723, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n27p703-723. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8595. Acesso em: 23 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê "Séries televisivas, games e aplicativos: entretenimento e cenários de aprendizagens"

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