O saber-fazer docente: uma análise do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e do Alfa e Beto

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp17-39

Parole chiave:

PNAIC, Programa Alfa e Beto, Saber-fazer docente

Abstract

Esse estudo analisa as tessituras do saber-fazer docente no processo de didatização a partir dos Programas Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e Alfa e Beto em duas turmas de 1º ano do Bloco Inicial de Alfabetização. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se configura como um estudo de caso de tipo etnográfico (ANDRÉ, 2005). Como técnica de investigação, contou com cinco das 12 observações participantes realizadas no primeiro semestre de 2019. O método de tratamento dos dados é a análise de conteúdo temática (BARDIN, 1977). Na análise dos encaminhamentos didáticos adotados nas atividades de organização da rotina pedagógica e na apropriação do Sistema de Escrita Alfabética das turmas observadas, os dados apontaram para maior controle e estruturação na turma regida pela proposta do Alfa e Beto. Em outros aspectos, as duas turmas se aproximaram.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Graciely Garcia Soares, Universidade de Brasília (UnB)

Mestranda em Educação pela Universidade de Brasília. Professora dos Anos Iniciais da Secretaria de Estado de Educação do DF.

Solange Alves de Oliveira-Mendes, Universidade de Brasília (UnB)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da FE-UnB. Atua na área de Língua Materna, Alfabetização e Literatura. Possui experiência com a escolarização básica: Educação Infantil, Anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Vem desenvolvendo e orientando pesquisas nos campos da alfabetização e letramento, com temas, tais como: materiais didáticos, programas de formação docente, tratamento da heterogeneidade das aprendizagens, progressão do ensino de língua portuguesa, consciência fonológica, sistema de escrita alfabética, entre outros.

Pubblicato

2020-12-10

Come citare

SOARES, Graciely Garcia; OLIVEIRA-MENDES, Solange Alves de. O saber-fazer docente: uma análise do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e do Alfa e Beto. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp, p. 17–39, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEspp17-39. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9658. Acesso em: 23 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê "Ensinar a ler e a escrever: múltiplos contextos e perspectivas"

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i

Articoli simili

<< < 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.