Reflexões sobre as práticas pedagógicas inclusivas e o IDEB

Autores

  • Maria Osvalda de Castro Feitosa Cristovam UNESP
  • Lurian Dionizio Mendonça UNESP
  • Vera Lucia Messias Fialho Capellini UNESP

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p378-400

Palavras-chave:

Avaliação, Práticas pedagógicas, Educação inclusiva

Resumo

No cenário nacional, a matrícula e permanência dos estudantes público-alvo da educação especial nos sistemas de ensino é uma realidade. No entanto, não é possível dizer o mesmo com relação a eficácia dos serviços ofertados a este público. Neste sentido, o presente estudo verificou o reflexo das práticas pedagógicas inclusivas nos resultados das avaliações externas do município de Bauru/SP. Para isso, aplicou-se o questionário Index para a inclusão, com o intuito de verificar as práticas pedagógicas inclusivas dos docentes, que depois, foram confrontados com os últimos dados do Ideb. Constatou-se que, embora os índices gerais do município sejam positivos, os resultados individuais não caminham no mesmo sentido, inferindo que algumas práticas pedagógicas não se traduzem em avanços efetivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-06-26

Como Citar

CRISTOVAM, Maria Osvalda de Castro Feitosa; MENDONÇA, Lurian Dionizio; CAPELLINI, Vera Lucia Messias Fialho. Reflexões sobre as práticas pedagógicas inclusivas e o IDEB. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 31, p. 378–400, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n31p378-400. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10297. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 89 90 91 92 93 94 95 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.