As contribuições da pedagogia de Paulo Freire à difícil tarefa da construção do poder das pessoas na Venezuela

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp64-81

Palavras-chave:

Poder popular, Pedagogia de Freire, Educação, Hegemonia cultural, Experiência venezuelana

Resumo

O ensaio reflete sobre as contribuições da pedagogia de Paulo Freire no processo de construção do poder popular na Venezuela. Para tanto, é realizada uma breve contextualização, tomando como referência os aspectos históricos e político-culturais do país. São expostos os principais eixos teóricos e práticos da proposta pedagógica freiriana e é feita uma aproximação com a construção do poder popular. Conclui, em uma síntese estreita, um percurso histórico - reflexivo da evolução política e social da sociedade venezuelana é feito, considerando os elementos mais significativos da hegemonia cultural vigente, bem como as chaves políticas pedagógicas que contribuem para o processo construtivodo do poder popular da Venezuela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Hilcías Carvajal Ruiz, Universidad Nacional Experimental Simón Rodríguez

Venezolano. Doctor en Ciencias de la Educación por la Universitat Autónoma de Barcelona (Bellatera, Catalunya – España). Profesor del Núcleo Regional de Educación Avanzada – Caracas de la Universidad Nacional Experimental “Simón Rodríguez” (Caracas, Venezuela). Coordinador de los Programas de Especialización en Gestión del Desarrollo Social y de Currículo. Docente en los Programas de Doctorado en Ciencias de la Educación, Doctorado en Estudio de las Organizaciones, Maestría en Gerencia Pública. Dirección correo – e: cursosunesr2015@gmail.com

Referências

Araujo, Orlando. Venezuela violenta. Caracas: Banco Central de Venezuela, 2013.

Barreiro, Julio. Educación y concienciación. En Freire, P. La educación como práctica de la libertad. Uruguay: Siglo XXI Editores, 1997.

Bautista Segalés, Juan José. ¿Qué significa pensar desde América Latina? Madrid: Ediciones Akal, 2015.

Britto García, Luis. El verdadero venezolano. Mapa de la identidad nacional. Caracas: Monte Ávila – Editores Latinoamericanos, 2018.

Dussel, Enrique. 20 tesis políticas. Caracas: Editorial El perro y la rana, Colección Alfredo Maneiro, 2006.

Echeverría, Bolívar. Vuelta de siglo (Ensayos). Caracas: Monte Ávila Editores Latinoamericanos – Colección Pensamiento Filosófico. 2018.

Freire, Paulo. La educación como práctica de la libertad. Uruguay: Siglo XXI Editores, 1997.

Freire, Paulo. Pedagogía del oprimido. México: Siglo XXI Editores, S.A., 2005.

Halbwachs, Maurice. La memoria colectiva y el tiempo. En Huici Urmeneta, V. Materiales didácticos. UNED: Bergara, País Vasco, 2002.

Laboratorio Educativo. Entrevista a Paulo Freire. Cuadernos de Educación, N° 11, 1974.

Lakoff, George. No pienses en un elefante. Lenguaje y debate político. Madrid: Foro Complutense – Editorial Complutense, 2004.

Mazzeo, Miguel. Introducción al poder popular. El sueño de una cosa. Caracas: Ediciones El Perro y la Rana, 2016.

Quintero, Rodolfo. La cultura del petróleo. Caracas: Ediciones del Banco Central de Venezuela, Biblioteca de Pensamiento Económico, 2011.

Rangel, Domingo Alberto. Capital y Desarrollo. La Venezuela agraria. Tomo I. Caracas: Universidad Central de Venezuela, Dirección de Publicaciones – FACES, 1974.

Wallerstein, Immanuel. Análisis de sistemas – mundo: una introducción. México, DF: Siglo XXI. 2005.

Publicado

2021-09-29

Como Citar

CARVAJAL RUIZ, Samuel Hilcías. As contribuições da pedagogia de Paulo Freire à difícil tarefa da construção do poder das pessoas na Venezuela. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp, p. 64–81, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEspp64-81. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12115. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Paulo Freire, cidadão do mundo: 100 anos de contribuições, diálogos, histórias e memórias.

Artigos Semelhantes

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.