Por uma educação de promoção e salvaguarda dos jogos tradicionais
entrevista com Pere Lavega-Burgués
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p430-441Palavras-chave:
Jogos Tradicionais, Patrimônio, Educação, Educação FísicaResumo
Este texto apresenta a entrevista realizada com o Pere Lavega-Burgués, uma das pessoas mais influentes na promoção e salvaguarda dos jogos e esportes tradicionais (JETs) no mundo. É professor do Instituto Nacional de Educação Física da Catalunha da Universidade de Lleida/Espanha, membro do Comitê Consultivo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e presidente da Associação Europeia de Jogos e Esportes Tradicionais (AEJeST). A entrevista está centrada na sua atuação à frente da AEJeST, Organização não Governamental de caráter continental que atua para o reconhecimento dos JETs como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, por meio da formação de redes locais, nacionais e continentais; da promoção de eventos, festivais e formações pedagógicas; do desenvolvimento de pesquisas; da produção de materiais pedagógicos; e da intervenção em instituições globais, tais como a International Traditional Sports an Games Association e a UNESCO. Reconhecer, salvaguardar e nutrir o patrimônio cultural é fator essencial nos processos educativos e na continuidade de grupos sociais minoritários e ancestrais.
Downloads
Referências
AEJeST. Red Mundial de Profesores e Investigadores de Juegos y Deportes Tradicionales. Disponível em: https://jugaje.com/red-profesores/. Acesso em: 21 fev. 2021.
AEJeST. Verona declaration – September 20th 2015 – Italy. 2015. Disponível em: https://jugaje.com/morbi-lectus-dui-rhoncus-dignissim-neque-vitae-tempor-justo-elementum/?lang=en. Acesso em: 20 jun. 2021.
ARANTES, Antônio Augusto. Sobre o inventário e outros instrumentos de salvaguarda do Patrimônio Cultural Intangível: Ensaio de antropologia pública. Anuário Antropológico, v. 1, n. 1, p. 173-222, 2008. Disponível em: https://www.sumarios.org/artigo/sobre-invent%C3%A1rios-e-outros-instrumentos-de-salvaguarda-do-patrim%C3%B4nio-cultural-intang%C3%ADvel. Acesso em: 21 fev. 2021.
LAGARDERA, Francisco; LAVEGA, Pere. Introducción a la Praxiología motriz. Barcelona: Editorial Paidotribo, 2003.
LAVEGA, Pere. Juegos y Deportes Populares Tradicionales. Múrcia, Espanha: Editorial Indi, 2000.
LAVEGA, Pere et al. Enhancing Multimodal Learning Through Traditional Sporting Games: Marro360◦. Front. Psychol, p.5-25, 2020. Disponível em: https://repositori.udl.cat/handle/10459.1/69487. Acesso realizado em: 11 jun. 2021.
LAVEGA, Pere, PRAT; Queralt, SÁEZ DE OCÁRIZ, Unai; SERNA, Jorge; MUÑOZ-ARROYAVE, Verónica. Reflection-on-action learning through traditional games. The case of la Pelota Sentada (sitting ball). Culture and Education, p.1-17, 2018. Disponível em: https://libgen.ggfwzs.net/book/68445503/17427e. Acesso em: 11 jun. 2021.
PELEGRINI, Sandra de Cássia Araújo; FUNARI, Pedro Paulo. O que é Patrimônio Cultural Imaterial. São Paulo: Brasiliense, 2013.
UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Intangível. 2003. Disponível em: http://www.Unesco.org. Disponível em: 3 fev. 2021.
UNESCO. Carta Internacional da Educação Física e do Esporte da UNESCO. Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Paris, 1978. Disponível em: https://www.confef.org.br/arquivos/235409POR.pdf. Acesso em: 11 jun. 2021.
UNESCO. Informe preliminar sobre la conveniencia y el alcance de una carta internacional de juegos y deportes tradicionales. UNESCO. General Conference, 33., 2005. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000141146_spa?posInSet=2&queryId=16787e15-3015-43e4-86a5-3b96ac6f427e. Acesso em: 11 jun. 2021.
UNESCO. Terceira Conferência de Ministros e Altos Funcionários Encarregados da Educação Física e do Esporte – MINEPS III. Declaração de Punta del Este. Punta del Este,1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Debates em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).