A questão da medicalização como um atravessamento à inclusão escolar

Autores

  • Fábio Henrique Silva UFMG
  • Mônica Maria Farid Rahme Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p66-85

Palavras-chave:

Deficiência Intelectual, Medicalização], Inclusão

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a questão da medicalização no campo educacional, interpelando se esta constitui-se como um impasse para o processo de inclusão escolar. Para tanto, focalizaremos, inicialmente, elementos históricos sobre a deficiência e mapearemos discursos acerca da deficiência mental/intelectual Em seguida, desenvolveremos o tema da medicalização e avançaremos no sentido de questionar como esse fenômeno pode interferir nas práticas instituídas no cotidiano escolar. Por fim, abordaremos fragmentos de uma pesquisa de campo, apresentando os discursos de profissionais da educação e da saúde concernentes à não aprendizagem, que indicam uma confluência interpretativa entre os dois campos e desvelam os meandros da medicalização da queixa escolar

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Biografia do Autor

Fábio Henrique Silva, UFMG

Doutorando em Psicologia UFMG

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Publicado

2022-04-27

Como Citar

SILVA, Fábio Henrique; RAHME, Mônica Maria Farid. A questão da medicalização como um atravessamento à inclusão escolar . Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 34, p. 66–85, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n34p66-85. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13297. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Infância, narrativa e educação: diálogos pela alteridade

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