As condições de trabalho do(a) coordenador(a) pedagógico(a) e seus desafios

um olhar para a etapa do ensino médio

Autores

  • Lilian Menezes UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Luciana Sedano Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p353-374

Palavras-chave:

Coordenação pedagógica, Ensino Médio, Condições de trabalho, Levantamento bibliográgico

Resumo

O papel dos(as) coordenadores(as) pedagógicos(as) é essencial na organização do trabalho didático-pedagógico na etapa do Ensino Médio, pois a principal função desses(as) profissionais é a formação continuada dos(as) professores(as). No entanto, as publicações discutem mais sobre a coordenação pedagógica nas etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Desta maneira, o propósito deste artigo é analisar as condições de trabalho dos(as) coordenadores(as) pedagógicos(as) que atuam na etapa do Ensino Médio. Em vista disso, esse artigo é de natureza qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 1986), do tipo bibliográfica (PIZZANI et al., 2012), pois realiza um levantamento bibliográfico por meio dos dados nas Plataformas Periódicos da CAPES, SciELO e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os resultados apontam que, embora seja responsabilidade da coordenação pedagógica os aspectos didático-pedagógicos, esses(as) profissionais exercem atividades que vão além das atribuições previstas à sua função. Portanto, é necessário compreender o papel da coordenação pedagógica nas escolas, bem como analisar as condições de trabalho dos(as) coordenadores(as) pedagógicos(as) diante da implementação do novo Ensino Médio no estado da Bahia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, Osmar Hélio Alves. Formação inicial de coordenadores pedagógicos: concepções, identidade profissional e práticas pedagógicas. 2019. 164f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa. Disponível em: <https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16801>. Acesso em: 06 nov. 2021.

BRASIL. Lei nº 9.394, 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm> . Acesso em 11 ago. 2021.

BRASIL. Lei nº 12.014, de 06 de agosto de 2009. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L12014.htm#art1> . Acesso em: 11 ago. 2021.

BRASIL, Resolução CNE/CP nº 1, 15 de maio de 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acesso em: 11 ago. 2021.

CRUZ, Fernando Mansano. Sentidos e significados sobre o estudo e o planejamento para formação de formadores: uma experiência com professores coordenadores do núcleo pedagógico. 2016. 178 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: <https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/PUC_SP-1_85c673ec4a9e6ff1f4b272e40c9d3a3b>. Acesso em: 05 nov. 2021.

FRANCO; Maria Amélia Santoro. Da pedagogia à coordenação pedagógica: um caminho a ser re-desenhado. In: FRANCO, Maria Amélia Santoro; CAMPOS, Elisabete F. Esteves (Organizadoras). A Coordenação do trabalho pedagógico na escola: processos e práticas. Santos (SP): Editora Universitária Leopoldianum, 2016. p. 17-30.

GUEDES, Neide Cavalcante. A importância do Projeto Político Pedagógico no processo de democratização da escola. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–15, 2021. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4815>. Acesso em: 31 ago. 2021.

FRANCO; Maria Amélia Santoro; NOGUEIRA, Simone do Nascimento. Coordenação Pedagógica: marcas que constituem uma identidade. In: FRANCO, Maria Amélia Santoro; CAMPOS, Elisabete F. Esteves (Organizadoras). A Coordenação do trabalho pedagógico na escola: processos e práticas. Santos (SP): Editora Universitária Leopoldianum, 2016. p. 49-58.

GARCIA, R. P. M.; SILVA, C. N. Atuação profissional do coordenador pedagógico e as implicações no ensino e na aprendizagem. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 1405–1422, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n3.2017.10104. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10104. Acesso em: 25 mar. 2021.

LEITE, Luciana Rodrigues; MIRANDA, Raquel Sales; VERAS, Kleyane Morais; CARVALHO, Wirla Risany Lima.; LIMA, José Ossian Gadelha de. Coordenador pedagógico: influências da formação na prática profissional. Revista Iberoamericana de Educación, v. 73, n. 1, 4 ene. 2017. Disponível em: <https://rieoei.org/RIE/article/view/124> . Acesso em: 25 mar. 2021.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Métodos de coleta de dados: observação, entrevista e análise documental. In:___. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986, p. 35-44.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola Pública: Teoria e Prática. 6 ed. rev. e ampli. São Paulo: Heccus Editora, 2018.

LIMA, Eliamara Nascimento de. A atuação da coordenação pedagógica em três escolas da rede estadual de ensino do Amazonas. 2016. 109f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora. Disponível em: <https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFJF_91dbf2b082757dd910e0066dc221a6ce>. Acesso em: 06 nov. 2021.

LIMA, Francisco José de. Por que ensino como ensino? Contextos e narrativas da trajetória de um professor formador de professores. HOLOS, v. 2, p. 259-275, 2018. Disponível em: <https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2927>. Acesso em: 05 nov. 2021.

MACEDO, Sandra Regina Brito de. Coordenação Pedagógica: conceito e histórico. In: FRANCO, Maria Amélia Santoro; CAMPOS, Elisabete F. Esteves (Organizadoras). A Coordenação do trabalho pedagógico na escola: processos e práticas. Santos (SP): Editora Universitária Leopoldianum, 2016. p. 33-47.

OLIVEIRA, Eliane Guimarães de; NUNES, Claudio Pinto. Perfil e condições de trabalho do coordenador pedagógico no Território Sertão Produtivo da Bahia. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, v. 11, n. 32, p. 353-377, 2020. Disponível em: <https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/4284>. Acesso em: 23 ago. 2021.

OLIVEIRA, Elisangela Carmo de. O coordenador pedagógico como agente de mudanças na prática docente. 2017. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: <https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/PUC_SP-1_84ed8a89d5b4a7fbe6fae65fccb988b7>. Acesso em: 06 nov. 2021.

PIZZANI, Luciana; SILVA, Rosemary Cristina da; BELLO, Suzelei Faria; HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 53–66, 2012. DOI: 10.20396/rdbci.v10i1.1896. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1896>. Acesso em: 29 out. 2021.

QUEIROZ, Lindinalva Ferreira de. Escuta de professores e professoras sobre os sentidos da atuação do coordenador pedagógico na formação continuada centrada na escola. 2018. 146 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru. Disponível em: <https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFPE_5487ceb84d5a6be7cc63628e6e0862f2>. Acesso em: 05 nov. 2021.

ROCHA, Cristino Cesário. Perfil do coordenador pedagógico: obstáculos e pistas da ação. 2015. Disponível em: <https://www.sinprodf.org.br/wp-content/uploads/2015/03/perfil-do-coordenador-pedagu00d3gico-e-pistas-de-au00c7u00c3o-para-organizau00c7u00c3o-e-planejamento.pdf>. Acesso em 25 ago. 2021.

ROCHA, Tânia de Fátima. Formação contínua do professor coordenador pedagógico no âmbito regional da rede estadual paulista: entraves e possibilidades. 2017. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: <https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/PUC_SP-1_56d670f44aee1adc17a96f18966b1b32>. Acesso em: 06 nov. 2021.

RODRIGUES LEITE, L.; SALES MIRANDA, R.; MORAIS VERAS, K.; LIMA CARVALHO, W. R.; OSSIAN GADELHA DE LIMA, J. Coordenador pedagógico: influências da formação na prática profissional. Revista Iberoamericana de Educación, v. 73, n. 1, 4 ene. 2017. Disponível em: <https://rieoei.org/RIE/article/view/124> . Acesso em: 25 mar. 2021.

SARTORI, J.; PUIATI PAGLIARIN, L. O coordenador pedagógico: limites e potencialidades ao atuar na educação básica. Revista Espaço Pedagógico, v. 23, n. 1, 7 set. 2016. Disponível em: <http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/6364> . Acesso em: 25 mar. 2021.

SILVA, João Batista do Carmo; BRITO, Eloar Teixeira de. Gestão pedagógica do ensino médio integrado em uma escola estadual do Pará. Boletim Técnico do Senac, v. 45, n. 2, 28 ago. 2019. Disponível em: <https://www.bts.senac.br/bts/article/view/778>. Acesso em: 05 nov. 2021.

SILVA, Liliane Lima de Freitas Sessa; RABELO, Amanda Oliveira. As percepções do Coordenador Pedagógico frente ao seu papel profissional. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, v. 16, n. 43, p. 639-655, Edição Especial, 2020. Disponível em: <https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7200>. Acesso em 08 dez. 2020.

TEIXEIRA, Cristiane de Souza Moura. Ser o ‘faz-tudo’ na escola: Significações produzidas sobre o trabalho do coordenador pedagógico na escola pública. Parnaíba, PI: Acadêmica Editorial, 2020. Disponível em: < https://publicacoes.even3.com.br/book/ser-o-faz-tudo-na-escola-significacoes-produzidas-sobre-o-trabalho-do-coordenador-pedagogico-na-escola-publica-221365 >. Acesso em 08 dez. 2020.

TEIXEIRA, Paulo Marcelo Marini; MEGID NETO, Jorge. Uma proposta de tipologia para pesquisas de natureza interventiva. Ciência & Educação (Bauru) , Bauru, v. 23, n. 4, p. 1055-1076, dezembro de 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000401055&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 27 fev. 2021.

PINTO, Umberto de Andrade. Pedagogia escolar: coordenação pedagógica e gestão escolar. São Paulo. Cortez, 2011.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2014.

VIEIRA, Andréia Maria de Souza. Crenças de autoeficácia do professor coordenador pedagógico: relevância para formação continuada. 2016. 79 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, SP. Disponível em: <http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/971>. Acesso em: 05 nov. 2021.

VIEIRA, Emilia Peixoto; SOUZA, Luciana de; ALVES; Cândida Maria Santos Daltro; OLIVEIRA, Rachel de. As condições de trabalho das coordenadoras pedagógicas da Educação Infantil. Revista Pro-Prosições. v. 29, n. 3 (88), set./dez. 2018, p. 467-491. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-73072018000300467&script=sci_arttext>. Acesso em: 08 dez. 2020.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

MENEZES, Lilian; SEDANO, Luciana. As condições de trabalho do(a) coordenador(a) pedagógico(a) e seus desafios: um olhar para a etapa do ensino médio. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 35, p. 353–374, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n35p353-374. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13300. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.