Crianças cidadãs e sua ação política na escola e comunidade
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p86-112Palavras-chave:
Infância, Cidadania, Poesia, Política, EscolaResumo
Esse texto é resultado de uma pesquisa, cujo objetivo foi analisar a ação cidadã de crianças, entre seis e sete anos de idade, em uma turma do primeiro ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública da rede municipal, localizada em um bairro periférico de Maceió/AL. Nossa intenção foi perceber como as crianças exercem sua cidadania na escola, instituição a qual é atribuída a função de formar cidadãos. Utilizamos a metodologia da pesquisa participativa para coletar os dados com o desenvolvimento de um projeto pedagógico-artístico sobre cidadania e poesia. E analisamos os dados através da análise do discurso foucaultiana. Os pontos analisados foram: 1) a literatura como meio de conhecimento do próprio papel social e forma de reivindicação política cidadã; 2) o entendimento de sua condição cidadã no mundo enquanto sujeito com direitos a acessar e deveres a cumprir; 3) sua vontade de participação política e intervenção na própria realidade. Como resultado, observamos a reelaboração, pelas crianças, dos discursos sobre sua vivência política cidadã na sala de aula, na instituição como um todo e na comunidade.
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