Aprendizagem da docência para a educação superior em um contexto de pandemia

Autores

  • Raylson Francisco Nunes de Sousa Programa de Pós-Graduação/Universidade Estadual do Ceará em Educação (PPGE-UECE) https://orcid.org/0000-0003-0643-6764
  • Iure Coutre Gurgel Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN
  • Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro Programa de Pós-Graduação/Universidade Estadual do Ceará em Educação (PPGE-UECE)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-20.e14467

Palavras-chave:

Estágio de docência, Experiência formativa, Aprendizagem da docência

Resumo

Este artigo analisa como as experiências e as aprendizagens constituídas durante o Estágio de Docência contribuem para a formação pedagógica do futuro professor com vistas ao exercício do magistério na Educação Superior. Realizada em 2022 em um Programa de Pós-graduação em Educação, a pesquisa de abordagem qualitativa foi consolidada por meio de fundamentação teórica e em narrativas de experiências. As aprendizagens e as experiências constituídas quando da realização do Estágio de Docência concorrem, em destaque, para a formação pedagógica e a apropriação de conhecimentos sobre a docência na Educação Superior, principalmente em um contexto desafiador de ensino remoto na pandemia da covid-19.

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Publicado

2023-02-07

Como Citar

SOUSA, Raylson Francisco Nunes de; GURGEL, Iure Coutre; CASTRO, Francisco Mirtiel Frankson Moura. Aprendizagem da docência para a educação superior em um contexto de pandemia. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. 1–20.e14467, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-20.e14467. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14467. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: O estágio de docência nos programas de pós-graduação stricto sensu

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