Educação para estudantes surdos no Brasil

configurações, conflitos e contradições

Autores

  • Viviani Fernanda Hojas Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Rubia Carla Donda da Silva Universidade Estadual Paulista (Unesp/Marília)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15114

Palavras-chave:

Comunidade linguística, Comunidade surda, Língua Brasileira de Sinais, Surdez, Educação bilíngue

Resumo

Orientado pelos pressupostos bakhtinianos, o artigo objetiva compreender o embate em torno da educação para estudantes surdos gerado na Conferência Nacional de Educação, com repercussões no Plano Nacional de Educação e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

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Biografia do Autor

Viviani Fernanda Hojas, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Professora adjunta da Universidade Federal do Acre (UFAC). Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília).

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Publicado

2023-05-10

Como Citar

HOJAS, Viviani Fernanda; SILVA, Rubia Carla Donda da. Educação para estudantes surdos no Brasil: configurações, conflitos e contradições. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e15114, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15114. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15114. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Formação Docente: Políticas e Práticas sob a perspectiva Human

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