Tecnologias na formação inicial do professor que ensina(rá) Matemática: Brasil e Portugal

Brazil and Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16652

Palavras-chave:

Cenário de Aprendizagem, Formação Inicial, Tecnologias

Resumo

Este artigo constitui uma reflexão acerca da formação inicial dos futuros professores de Matemática em duas universidades, uma no Brasil e outra em Portugal. A análise incide na forma como se equaciona a formação destes professores no âmbito do uso de tecnologias para o ensino e para a aprendizagem da Matemática. A análise preliminar feita aos dois contextos permite concluir que as práticas desenvolvidas com os futuros professores de Matemática assenta no pressuposto de que a integração da tecnologia deverá contribuir para o surgimento de diferentes práticas inovadoras e colaborativas que favorecem o processo de ensino e de aprendizagem, nas quais os sujeitos envolvidos podem expressar-se, opinar, buscar e receber informações de interesse, colaborar e gerar conhecimento através da diversas experiências socializadas.

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Biografia do Autor

Carloney Alves de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Pós-Doutor em Educação (UFS), Doutor e Mestre em Educação Brasileira (UFAL) na linha de pesquisa Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação do Professor, Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática (FACINTER) e Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente é professor na Universidade Federal de Alagoas, do Centro de Educação (CEDU), na área de Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática e professor vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas e do Doutorado em Ensino em Rede (RENOEN). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) no biênio 2020 - 2022. Líder do Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação Matemática (TEMA). Membro da Rede de Educação Matemática do Nordeste (REM-NE). Avaliador do INEP do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior. Experiência na área de Matemática, Metodologia e Prática de Ensino da Matemática, Educação Matemática, Formação de Professor, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Educação a distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Jogos Digitais, Gamificação e Dispositivos Móveis. Experiência na área de Matemática, Metodologia e Prática de Ensino da Matemática, Educação Matemática, Formação de Professor, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Educação a distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Jogos Digitais, Gamificação e Dispositivos Móveis.

Sónia Matilde Pinto Correia Martins, Universidade da Madeira

Doutorada em Matemática, na especialidade de Ensino da Matemática pela Universidade da Madeira. É professora destacada na Faculdade de Ciências Exatas e das Engenharias da Universidade da Madeira. É investigadora integrada do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, posicionando-se numa liga de investigação em inovação pedagógica. É membro da comissão coordenadora do Núcleo Regional de Professores de Matemática na Madeira. Iniciou a sua carreira como docente do ensino básico e secundário e entre 2006 e 2017 integrou a equipa de formação dos projetos de formação contínua de professores CEM - Construindo o Êxito em Matemática e iTEC - Cenários de Aprendizagem com tecnologias interativas, parceria da Universidade da Madeira e da Direção Regional de Educação da RAM.

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Publicado

2024-01-22

Como Citar

OLIVEIRA, Carloney Alves de; MARTINS, Sónia Matilde Pinto Correia. Tecnologias na formação inicial do professor que ensina(rá) Matemática: Brasil e Portugal: Brazil and Portugal. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e16652, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16652. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16652. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Formação de professores que ensinam Matemática: contextos e práticas

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