Tecnologias na formação inicial do professor que ensina(rá) Matemática: Brasil e Portugal
Brazil and Portugal
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16652Palavras-chave:
Cenário de Aprendizagem, Formação Inicial, TecnologiasResumo
Este artigo constitui uma reflexão acerca da formação inicial dos futuros professores de Matemática em duas universidades, uma no Brasil e outra em Portugal. A análise incide na forma como se equaciona a formação destes professores no âmbito do uso de tecnologias para o ensino e para a aprendizagem da Matemática. A análise preliminar feita aos dois contextos permite concluir que as práticas desenvolvidas com os futuros professores de Matemática assenta no pressuposto de que a integração da tecnologia deverá contribuir para o surgimento de diferentes práticas inovadoras e colaborativas que favorecem o processo de ensino e de aprendizagem, nas quais os sujeitos envolvidos podem expressar-se, opinar, buscar e receber informações de interesse, colaborar e gerar conhecimento através da diversas experiências socializadas.
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