Inclusão de estudantes com deficiência nas instituições de Ensino Superior

um olhar sistêmico e complexo

Autores

  • Viviane Spadaro Di Gesú Universidade Cruzeiro do Sul
  • Roberto Gimenez Universidade Cidade de São Paulo
  • Rafael Lima Medeiros Ferreira Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16914

Palavras-chave:

Inclusão, Estudantes com deficiência, EAD

Resumo

O presente artigo é resultado da pesquisa de doutorado acerca da inclusão na educação à distância (EAD). A presença de estudantes com deficiência no espaço universitário acena para estudos que considerem a discussão inclusiva sob o olhar sistêmico e da complexidade. Este trabalho aponta um arranjo inclusivo multidimensional possível em contextos universitários. Os resultados mostraram que estudantes universitários com deficiência são mais incluídos nas instituições de ensino superior (IES) quando diferentes variáveis se fazem presentes, nesse espaço, e coexistem, sob arranjos compostos, sobretudo, por práticas de ensino inclusivas, ausência de barreiras instrumentais e infraestrutura acessível, as quais são imprescindíveis a um universo vivo capaz de favorecer a aprendizagem e consequente permanência, formação e possível retorno desse estudante com deficiência à IES.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Spadaro Di Gesú, Universidade Cruzeiro do Sul

Mestre em Políticas Sociais (UNICSUL); Doutoranda em Educação (UNICID)

Roberto Gimenez, Universidade Cidade de São Paulo

Doutorado (USP). Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Cidade de São Paulo.

Rafael Lima Medeiros Ferreira, Universidade Federal do Amazonas

Bibliotecário-Documentalista (UFAM), Pedagogo (Intervale), Mestre em Políticas Públicas (UMC) e Doutorando em Educação (UNICID).

Referências

ALMEIDA, M. L. de. Pesquisa-ação e inclusão escolar: uma análise da produção acadêmica em educação especial a partir das contribuições de Jürgen Habermas. 2010. 233 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, ES, 2010.

ANACHE; A. A.; ROVETTO, S.S.M.; Oliveira, R.A. Desafios da implantação do atendimento educacional especializado no Ensino Superior. Revista Educação Especial, v.27, n.49, p.299-312, 2014.

BERTALANFFY, K. L. V. Teoria dos sistemas. FGV, “Série Ciências Sociais”. Rio de Janeiro, 1976.

BOOTH, T; AINSCOW, M. Index para a inclusão: desenvolvendo a aprendizagem e a participação na escola. Trad. Mônica Pereira dos Santos, 2002. Disponível em: https://apcrsi.pt/dossiers_old/inclusao/index_para_a_inclusao.pdf. Acesso em 17 abr. 2021.

BUENO, J. G. S. A produção acadêmica sobre inclusão escolar e educação inclusiva. In: MENDES, E. G.; ALMEIDA, M. A.; INNOCENTINI, M. C. P. (Orgs.). Temas em educação especial: conhecimentos para fundamentar a prática. 1 ed. Araraquara: Junqueira & Amorim, 2008, v. 1, p. 31-47

FANTACINI, R. A. F.; ALMEIDA, M. A. Revisão sistemática sobre a presença de Núcleos de Acessibilidade na Educação Superior EaD – 2005 a 2018. Revista Educação Especial, v. 32, pp. 1-26, 2019.

GIMENEZ, R. As Concepções e os Direitos das Pessoas com Deficiência: o Desafio para Ser Sujeito da Inclusão. Revista Parlamento E Sociedade, 10(19), 123–135, 2022. Disponível em https://parlamentoesociedade.emnuvens.com.br/revista/article/view/247. Acesso em 02 jun 2023.

GIMENEZ, R.; DYONISIO, C. M. Status sociométrico de alunos com deficiência intelectual e com transtorno do espectro do autismo na educação infantil e ensino fundamental. Revista Educação especial, 2020. Disponível em http://dx.doi.org/10.5902/1984686X36641. Acesso em 13 nov 2023.

LOUZADA, J.C.A. O INES-Brasil e os Indicadores de Culturas, Políticas e Práticas Inclusivas em uma Universidade Brasileira. 2022. 262 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2022.

MATTEI, A. R. N.; HAIDUKE, I. F. O GT-AUNE da PUCPR e o uso das tecnologias assistivas no processo de inclusão dos acadêmicos. 2010. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2010/cd/252010204535.pdf. Acesso em 17 abr. 2021.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo, (E. Lisboa, Trad.). Porto Alegre, Meridional/Sulina, 2006.

MORIN, E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand, 2000.

NEVES, J. D. V.; MACIEL, R. A.; OLIVEIRA, M. V. S. Representações de práticas inclusivas: da realidade vivida aos caminhos da inclusão no ensino superior da Amazônia paraense. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 100, n. 255, p. 443-463, 2019.

SASSAKI, R. K. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação (Reação), São Paulo, Ano XII, mar./abr. 2009, p. 10-16

SILVA, H.M. et al. Inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior: revisão de literatura. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, Três Corações, v.10, n.2, p.332-342, 2012.

SILVEIRA, T. S. da. Política de Inclusão no Ensino Superior Na Modalidade Ead Nas Universidades Privadas. 2015. 139f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Santa Catarina, 2015.

SIMON, H. A. Comportamento Administrativo: estudo dos processos decisórios nas organizações administrativas. Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas, 1965.

VASCONCELLOS, M. J. E. Pensamento Sistêmico. O novo paradigma da ciência (9a ed.). Campinas, SP: Papirus. 2010.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2024-03-15

Como Citar

GESÚ, Viviane Spadaro Di; GIMENEZ, Roberto; FERREIRA, Rafael Lima Medeiros. Inclusão de estudantes com deficiência nas instituições de Ensino Superior: um olhar sistêmico e complexo. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e16914, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16914. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16914. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Avaliação na e da Educação Superior: tópicos sobre inclusão e acessibilidade

Artigos Semelhantes

<< < 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.