A alfabetização em Rio Branco no retorno ao presencial em contexto pós-pandemia de covid-19
desafios e formas de enfrentamento na perspectiva dos professores
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17974Palavras-chave:
Alfabetização, Desafios do pós-pandemia, Formas de enfrentamentoResumo
O presente estudo tem por objetivo analisar os desafios enfrentados pelos professores de Rio Branco-Acre no processo de alfabetização no período pós-pandêmico e as possíveis soluções apontadas por esses profissionais para o enfrentamento desses desafios. A pesquisa contou com análise de dados coletados na segunda fase da pesquisa do Grupo AlfaRede por meio de um Grupo Focal e de questionário com dados quantitativos. Os resultados evidenciaram que, no retorno ao presencial, os professores sentiram ansiedade e medo, especialmente relacionados à alfabetização dos alunos. Sobre os principais desafios, destacam-se as rupturas e descontinuidades educativas e a diversidade nos níveis de alfabetização dos alunos. Quanto às formas de enfrentamento, aponta-se o potencial dos agrupamentos produtivos. Os professores expressam a necessidade de maior integração, diálogo, incentivos, pesquisa contínua e capacitação docente para aprimorar a qualidade do ensino neste cenário pós-pandêmico.
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