“Tomai, comei, isto é meu corpo”: silenciamentos em torno da peça Jesus, a rainha do céu

Autores

  • André Cavalcante UFF/LAS/FAPERJ

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202169.162-175

Palavras-chave:

Silenciamento, Travesti, Interdição, Resistência.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as formas de silenciamento sobre a peça Jesus, a rainha do céu. Tal peça foi encenada no Brasil por uma atriz trans que representava Jesus como uma pessoa transgênero e reatualizava seus ensinamentos para os dias atuais. Esse fato causou muita controvérsia na mídia, embates discursivos e silenciamento sobre corpos e sujeitos-travesti, mas também resistência. A forma como essa peça foi interditada e discursivizada na mídia diz respeito também à forma como como transgêneros são silenciados na sociedade. Portanto, aqui iremos refletir, a partir da Análise do Discurso materialista, sobre as discursivizações a respeito de algumas matérias jornalísticas que circularam em Pernambuco durante o ano de 2018, com vistas a compreender como a religião e a política afeta a vida de sujeitos-trans e as implicações de Jesus ser representado como uma travesti em uma encenação teatral.

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Biografia do Autor

André Cavalcante, UFF/LAS/FAPERJ

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem pela UFF. Bolsista nota 10 - Faperj. Contato: acbs.cavalcante@gmail.com

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Publicado

2021-06-14

Como Citar

CAVALCANTE, André. “Tomai, comei, isto é meu corpo”: silenciamentos em torno da peça Jesus, a rainha do céu. Revista Leitura, [S. l.], n. 69, p. 162–175, 2021. DOI: 10.28998/2317-9945.202169.162-175. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/10864. Acesso em: 14 ago. 2024.

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