Análise linguística, ensino e formação em contextos multilíngues: reflexões à luz da Sociolinguística e dos Estudos Dialógicos da Linguagem
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202483.260-275Palavras-chave:
Estudos Dialógicos da Linguagem. Sociolinguística. Contextos Multilíngues. Gêneros discursivosResumo
O Grupo de Pesquisa Análise Linguística, Ensino e Formação (ALEF)/CNPq foi criado com três objetivos: i) trabalhar aspectos linguísticos (em níveis lexicais, semânticos, morfossintáticos, de variação); ii) propor didatizações (materiais didáticos, metodologias de análise linguística, leitura, escrita, produção e refacção textuais); iii) oferecer formação continuada a professores da educação básica. Para este artigo, selecionamos seis pesquisas já realizadas e concluídas, as quais perpassam esses objetivos. As metodologias utilizadas são todas de abordagem qualitativa, de natureza básica e/ou aplicada, com procedimentos que variam desde pesquisa bibliográfica e documental a pesquisas de campo – levantamento, etnográfica, estudo de caso, pesquisa-ação. Duas teorias-chave são condutoras das análises: a Sociolinguística, a partir de Labov, e os Estudos Dialógicos da Linguagem, via Círculo de Bakhtin. Sobre as pesquisas aqui discutidas, sintetizamos os resultados em três considerações: i) a carência do conhecimento e aplicação da teoria Sociolinguística por docentes e pela educação básica de forma geral; ii) a concretização de configurações de diversos gêneros do discurso e suas didatizações em sala de aula; e iii) a proposição urgente de políticas públicas educacionais voltadas para acolhimento de (i)migrantes nas escolas da educação básica em Foz do Iguaçu - PR.
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