Produzindo conhecimentos sobre práticas docentes: olhares plurais a partir de pesquisas do GIFOP/UFAL/CNPq
Palavras-chave:
Produção de conhecimentos interdisciplinares, Linguagem e Sociedade, Formação Docente, Práticas escolaresResumo
Neste artigo, temos como objetivo apresentar discussões acerca do modo como concebemos a produção de conhecimentos científicos sob uma perspectiva interdisciplinar no âmbito de um grupo de pesquisa denominado XXX, formado por pesquisadores/as de diferentes áreas, que compreendem as relações entre sujeito e linguagem intrinsecamente vinculadas às questões sociais. Embora o referido grupo adote como enfoque principal a formação docente, as discussões não se restringem à análise desse tema dissociado de aspectos que permeiam às práticas de ensino e aprendizagem, sobretudo relacionados aos grupos mais socialmente vulneráveis, que são invisibilizados, observando o modo como se apropriam da língua/linguagem, visando a mobilizar a produção responsiva de conhecimentos científicos às práticas escolares com a atuação efetiva dos participantes a fim de promover o tratamento de questões concernentes à reparação social, como ilustram pesquisas realizadas por esse grupo. Para isso, ancoramos as discussões em Bakhtin, Fanon, Moita Lopes, André, Thiollent, entre outros/as.
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