Arquivos de leitura na aula de língua espanhola: um olhar sobre as discussões em torno da linguagem não-binária

Autores

  • Fabiele Stockmans De Nardi Universidade Federal de Pernambuco
  • ´Maria Esperanza Izuel UFPE
  • Mizael Inácio do Nascimento UFRPE

Palavras-chave:

Arquivo de leitura, Arquivos pedagógicos, Língua espanhola

Resumo

Neste artigo, propomos, a partir da perspectiva da Análise do Discurso pecheuxtiana, por um lado, aprofundar a discussão teórico-metodológica sobre as noções de arquivo (Pêcheux, 2010), arquivos de leitura e arquivos pedagógicos (Indursky, 2019), no intuito de compreender a possibilidade de construção de práticas discursivas de leitura discursivas na escola, com foco no ensino de língua espanhola na educação básica brasileira e, por outro, trabalhar na construção de um arquivo de leitura sobre as discussões acerca da linguagem não-binária em diferentes países latino-americanos, considerando os debates políticos e linguísticos que se constroem sobre essa questão. Tal trabalho se faz a partir do desejo de construir com os alunos as condições necessárias para a compreensão dos diferentes posicionamentos sobre a linguagem não-binária e os discursos que os sustentam. Com isso, pretendemos demonstrar a potencialidade do trabalho com os arquivos e a leitura na escola, visando à formação de leitores em línguas outras, especialmente na língua espanhola, destacando seu papel na abertura de caminhos para outros modos de ler e trabalhar com e sobre as línguas nos espaços escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiele Stockmans De Nardi, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Teorias do Texto e do Discurso (Instituto de Letras). Professora Associada I (Departamento de Letras) UFPE.

´Maria Esperanza Izuel, UFPE

Graduação em Ciências da Comunicação (Orientação em Educação) pela Universidad de Buenos Aires (2005); Especialização em Ensino de Espanhol para Estrangeiros pela Universidad del Salvador, Argentina (2016); Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2017) e Doutorado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2022). Professora Substituta da área de Espanhol do Departamento de Letras da UFPE, tendo sido, também, em anos anteriores professora substituta no curso de Licenciatura em Letras - Espanhol EAD da UFPE. Integrante do Núcleo de Estudos em Práticas de Linguagem e Espaço Virtual (NEPLEV-UFPE).

Mizael Inácio do Nascimento, UFRPE

Graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1999), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2005) e doutorado pelo PG/Letras da Universidade Federal de Pernambuco (2020). Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Práticas de Linguagem e Espaço Virtual (NEPLEV-UFPE) e Editor-gerente da Revista Encontros de Vista (UFRPE).

Referências

CELADA, M. T. O que quer, o que pode uma língua? Língua estrangeira, memória discursiva, subjetividade. Letras, Santa Maria, v. 18, n. 2, p. 145-168, jul./dez. 2008.

DE NARDI, F. S.. Entrevista com Fabiele De Nardi. In: Joyce Palha Colaça, Michel Marques de Faria, Thaís de Araujo Costa. (Org.). Encontros com professoras-pesquisadoras: educação, práxis e discurso. 1ed.Campinas: Editora da Unicamp, 2023, v. 1, p. 117-144.

GLOZMAN, M. Políticas lingüísticas con perspectiva de género: tiempo y archivo. Boca de sapo, Buenos Aires, n. 32, año XXII, p. 2-11, mai. 2021.

FERREIRA, M. C. L. O caráter singular da língua na Análise do Discurso. Organon, Porto Alegre, v.17, n.35, p. 189-200. 2003.

GUILHAUMOU, J.; MALDIDIER, D.; ROBIN, R. Discurso e arquivo: experimentações em Análise do Discurso. Tradução: Carolina P. Fedatto, Paula Chiaretti. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2016.

INDURSKY, F. Leitura, escrita e ensino à luz da Análise do Discurso. In: NASCIMENTO, L. (org.). Presença de Michel Pêcheux: da análise do discurso ao ensino. Campinas: Mercado das Letras, 2019.

MIGNOLO, W. Histórias locais/projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2003.

NASCIMENTO, M. I. Gestos de autoria na produção escrita em espanhol de alunos intercambistas: efeitos da subjetivação na/pela língua do outro. 2020. Tese (Doutorado em Letras) – Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.

ORLANDI, E. P. et al. (org). Gestos de leitura: da história no discurso. Campinas: Editora da UNICAMP, 1994

ORLANDI, E. P. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis: Vozes, 1996.

ORLANDI, E. P. Discurso e texto: formação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes Editores, 2012.

ORLANDI, E. P. Discurso e Leitura. 6 ed. São Paulo: Cortez editora, 2012.

PAYER, M. O. Um dispositivo para gestos de deslocamento no ensino. In: Anais do IX SEAD - Seminário de Estudos em Análise do Discurso. Recife: UFPE, 2019. Disponível em https://www.discursosead.com.br/_files/ugd/27fcd2_9721c778616940cdb535b1a5654313d5.pdf. Acesso em: 10 ago. 2024.

PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. Tradução: Eni Pulcinelli Orlandi. Campinas, SP: Pontes, 1990a.

PÊCHEUX, M. Delimitações, Inversões, Deslocamentos. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, n 19, p. 7-24, jul./dez. 1990b.

PÊCHEUX, M. Ler o arquivo hoje. In: ORLANDI, E. P. et al. (org.). Gestos de leitura: da história no discurso. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2010.

PÊCHEUX, M. Ousar pensar e ousar se revoltar. Ideologia, marxismo, luta de classes. Tradução: Guilherme Adorno e Gracinda Ferreira. Décalages, v. 1 n. 4, p. 1-22. 2014.

Downloads

Publicado

2024-12-14

Como Citar

STOCKMANS DE NARDI, Fabiele; IZUEL, ´Maria Esperanza; NASCIMENTO, Mizael Inácio do. Arquivos de leitura na aula de língua espanhola: um olhar sobre as discussões em torno da linguagem não-binária. Revista Leitura, [S. l.], n. 83, p. 354–368, 2024. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/18071. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Grupos de pesquisa em línguas no Brasil: reflexões teórico-metodológicas em cont

Artigos Semelhantes

<< < 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.