Silenciamento dos corpos negros e indígenas no livro didático de linguagens e códigos para o ensino médio

Autores

  • Ana Lady da Silva UFAL/IFAL
  • Débora Raquel Hettwer Massmann UFAL

Palavras-chave:

Silêncio, Memória, Corpo, Sujeito, Análise de Discurso

Resumo

O livro didático, no geral, é composto além de textos e exercícios gramaticais, de imagens, fotografias e representações de corpos. Embasadas no dispositivo teórico da Análise de Discurso Materialista, especialmente, nos trabalhos de Pêcheux e Orlandi, pretendemos analisar a relação entre corpo, sujeito e sentido, partindo da noção de que o corpo está diretamente relacionado à materialidade do sujeito e aos processos de significação que são determinados pela história e pela ideologia. O corpus deste estudo é o livro didático, “Objeto 2”, da área do conhecimento “Linguagens e suas Tecnologias”, intitulado “Multiversos: natureza em pauta”, para o Ensino Médio, da editora FTD, 2020, volume 2, aprovado no PNLD 2021. A partir das análises, observamos que os efeitos de sentido observados nas imagens dos corpos indígenas, brancos e negros que foram veiculadas no material didático em estudo derivam não só da forma como se apresentam no nosso imaginário social, por meio da memória discursiva, mas também, devido a nossa educação colonizadora que reproduz o mito da Democracia Racial (Nascimento, 2016), o Pacto da Branquitude (Bento, 2022), e o apagamento sócio-histórico e político dos povos que aqui habitavam, além dos africanos escravizados.

Palavras-chave: Silêncio. Memória. Corpo. Sujeito. Análise de Discurso

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lady da Silva, UFAL/IFAL

Professora efetiva de Língua Portuguesa do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Alagoas - IFAL - Campus Marechal Deodoro. Doutoranda em Linguística (Análise do Discurso - PPGLL/UFAL), Mestra em Estudos Literários pela Universidade Federal de Alagoas – PPGLL/UFAL (2013) e graduada em Bacharelado e Licenciatura, nas habilitações Português e Alemão, pela Universidade de São Paulo - USP (2002-2007). 

Débora Raquel Hettwer Massmann, UFAL

Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre e Graduada em Letras (português-francês) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Realizou estágio Pós-doutoral em Semântica no Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2014). Em 2019, foi Professora Visitante Nacional Sênior do Programa de Mestrado em Educação e Cultura (PPGEDUC) da Universidade Federal do Pará (UFPA). É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Semântica do acontecimento: agenciamento enunciativo, designação e argumentação (UNICAMP).

Referências

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar. Tese de doutorado. São Paulo: Faculdade de Educação da USP, 1993.

GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

HORTA NUNES, José. Dicionários no Brasil: Análise e História do Século XVI ao XIX. Campinas: Pontes/Fapesp/Faperp, 2006.

MANTOVANI, Katia Paulilo. O Programa Nacional do Livro Didático – PNLD -

Impactos na Qualidade do Ensino Público. 2009, 126f. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Geografia - Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana. SÃO PAULO: USP, 2009.

NASCIMENTO, Abdias do. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado.1. ed. São Paulo: Perspectiva, 2016.

ORLANDI, Eni Pulccinelli. Análise do Discurso: princípios e procedimentos. 13ed. Campinas: Pontes Editora, 2020.

ORLANDI, Eni Pulccinelli. Discurso e texto: Formação e circulação dos sentidos. 3ed. Campinas, SP: Pontes, 2009

ORLANDI, Eni Pulccinelli. As Formas do Silêncio: no movimento dos sentidos. 6.ed. Campinas: Editora Unicamp, 2007.

ORLANDI, Eni Pulccinelli; GUIMARÃES, Eduardo. Formação de um Espaço de Produção Linguística: A Gramática no Brasil. In: História das Ideias Linguísticas. Construção do Saber Metalinguístico e Constituição da Língua Nacional. Campinas: Pontes, 2001.

ORLANDI, Eni Pulccinelli. Terra à vista! - discurso do confronto: velho e novo mundo. São Paulo: Cortez, 1990.

OTA, Ivete Aparecida da Silva. O livro didático de língua portuguesa no Brasil. Educar, Curitiba, n. 35, p. 211-221. Editora: UFPR, 2009.

PINTO, Andrea Márcia. A representação da mulher nos livros didáticos de história. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação do Centro Pedagógico da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2001.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão

racial no Brasil: 1870-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. SILVA, Ana Célia da. A discriminação do Negro no livro didático. Bahia: EDUFBA, 2019.

SILVA, Petronilha Beatriz. Aprender, ensinar e relações étnico-raciais no Brasil. Educação, v. 30, n. 63, p. 489-506, 2007.

SUAIDEN, Emir José. A biblioteca pública no contexto da sociedade da informação. Ciência da Informação, v. 29, n. 2, p. 52–60, maio 2000.

Downloads

Publicado

2024-12-14

Como Citar

SILVA, Ana Lady da; RAQUEL HETTWER MASSMANN, Débora. Silenciamento dos corpos negros e indígenas no livro didático de linguagens e códigos para o ensino médio. Revista Leitura, [S. l.], n. 83, p. 410–428, 2024. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/18187. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Grupos de pesquisa em línguas no Brasil: reflexões teórico-metodológicas em cont

Artigos Semelhantes

<< < 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.