Diário de campo e observação na pesquisa contemporânea em linguagem

Autores

  • Jefferson do Carmo Andrade Santos Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Paulo Boa Sorte Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202584.25-43

Palavras-chave:

Pesquisa contemporânea, Diário de campo, Observação

Resumo

Observar o mundo ao nosso redor é uma prática social que a maioria dos seres humanos realiza desde a infância. Escritores de romances e compositores frequentemente mencionam o quão crucial é ser observador a fim de encontrar inspiração para escrever. Tal analogia nos ajuda a entender o quão decisivos os diários de campo e as observações podem ser na pesquisa qualitativa, uma vez que exigem atenção, foco e liberdade para pensar fora da caixa. À luz disso, este artigo discute o potencial de fornecer oportunidades para exibir e analisar dados provenientes de diários de campo e observações em um relatório de pesquisa. Tal movimento poderia evitar que estudiosos abordassem esses elementos apenas como suporte para entrevistas. Além disso, tentamos ilustrar como a ação de escrever diários de campo tem sido revisitada diante das possibilidades tecnológicas contemporâneas, as quais nos têm proporcionado recursos multimodais cada vez mais amplos. Esta pesquisa qualitativa foi implementada por meio do método da Pesquisa Docente (Freeman, 1998; Autor et al., 2023). Como resultado, emergiram, ao longo da discussão proposta, pontos relacionados à exibição dos dados de observação em relatórios escritos, a como lidar com relações éticas e à conexão da observação com outros instrumentos de pesquisa

Downloads

Biografia do Autor

Jefferson do Carmo Andrade Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

PhD candidate in Education in the Graduate School of Education at the Federal University of Sergipe (PPGED-UFS) with a nine-month term at Virginia Commonwealth University in the United States both sponsored by CAPES. Master’s Degree in Education and College Degree in English Language from the same university. Specialization in Applied Linguistics and Foreign Language Teaching from the Federal University of Ceará. E-mail: jeffer.leitor@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3299-0948.

Paulo Boa Sorte, Universidade Federal de Sergipe

PhD in Applied Linguistics and Language Studies from the Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Post-doc Studies at University of Michigan, University of Miami and Unicamp. Permanent professor in the Graduate School of Education and Associate professor at the Department of Modern Languages at the Federal University of Sergipe (UFS). Leader of the Research Group TECLA [Technologies, Education and Applied Linguistics]. E-mail: pauloboasorte@academico.ufs.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0785-5998.

Referências

BOA SORTE, Paulo; SANTOS, Jefferson do Carmo Andrade. Memes em aulas de língua inglesa: explorando práticas de multiletramentos. Revista Educação em Questão, v. 58, n. 55, fev. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v58n55ID18439.

CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

CRESWELL, John W. Conducting a good observation. In: CRESWELL, John W. 30 Essential Skills for the Qualitative Researcher. Thousand Oaks, CA, 2016.

JORDÃO, Clarissa Menezes. Birds of different feathers: algumas diferenças entre letramento crítico, pedagogia crítica e abordagem comunicativa. In: TAKAKI, Nara. Hiroko; MACIEL, Ruberval Franco (Org.). Letramentos em terra de Paulo Freire. Campinas, SP: Pontes, 2017.

KALANTZIS, Mary; COPE, Bill; PINHEIRO, Petrilson (2020). Letramentos. Campinas: Editora da Unicamp, 2020.

KRESS, Gunther. Design and transformation: new theories of meaning. In: COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000.

LANKSHEAR, Collin; KNOBEL, Michelle. Digital Literacy and Digital Literacies: Policy, pedagogy and research considerations for Education. Nordic Journal of Digital Literacy, n. 4, 8–20, 2015. https://researchwith.montclair.edu/en/publications/digital-literacy-and-digital-literacies-policy-pedagogy-and-resea

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Tradução de Heloísa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre: Artmed, 1999.

LUCENA, Simone; SANTOS, Edméa. APP-DIÁRIO na formação de pesquisadores em Programa de Pós-Graduação em Educação. Educação Unisinos. v. 23, n. 4, p. 658-671, 2019.

LUKE, Carmen. New times, new media: Where to media education? Media International Australia Incorporating Culture and Policy, v. 101, n. 01, p. 87-100, 2001.

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. Tradução de Décio Pignatari. São Paulo: Cultrix, 1974.

MERRIAM, Sharan B. Qualitative Research: a guide to design and implementation. San Francisco, CA: Jossey-Bass/AWiley Imprint, 2009.

MENEZES DE SOUZA, Lynn Mário Trindade. O professor de inglês e os letramentos no século XXI: métodos ou ética? In: JORDÃO, Clarissa Menezes; MARTINEZ, Juliana Zeggio; HALU, Regina Célia. (Org.). Formação “desformatada”: práticas com professores de língua inglesa. Campinas, SP: Pontes, 2011, p. 279-304.

MENEZES DE SOUZA, Lynn Mário Trindade. O conflito de vozes na sala de aula. In: CORACINI, Maria José (Org.). O jogo discursivo na aula de leitura: língua materna e língua estrangeira. Campinas, SP: Pontes, 1995, p. 21-26.

MONTE MÓR, Walkyria. Crítica e letramentos críticos: reflexões preliminares. In: ROCHA, Claudia Hilsdorf; MACIEL, Ruberval Franco (Org.). Língua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas. Campinas, SP: Pontes, 2013, p. 31-59.

NASCIMENTO, Ana Karina Oliveira. Formação Inicial de Professores de Inglês e Letramentos Digitais: uma análise por meio do Pibid. 240f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, 2017.

PRETTO, Nelson de Luca. Educações, culturas e hackers: escritos e reflexões. Salvador: EDUFBA, 2017.

SAINT-ÉXUPERY, Antoine de. O pequeno príncipe. São Paulo: Círculo do Livro, 1989.

SANTAELLA, Lúcia. A Pós-verdade é verdadeira ou falsa? Barueri, SP: Estação das Letras e Cores, 2018.

SANTAELLA, Lúcia. A onipresença invisível da inteligência artificial. In: SANTAELLA, Lúcia (Org.). Inteligência artificial & redes sociais. São Paulo: EDUC, 2019.

SANTOS, Jefferson do Carmo Andrade. Práticas de letramentos digitais em aulas de língua inglesa. 2021. (Dissertação de Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021.

ZACCHI, Vanderlei José. Neoliberalism, Applied Linguistics, and the PNLD. Ilha do Desterro: Florianópolis, v. 69, n. 1, p. 161-172, jan./abr. 2016.

Downloads

Publicado

30-03-2025

Como Citar

SANTOS, Jefferson do Carmo Andrade; BOA SORTE, Paulo. Diário de campo e observação na pesquisa contemporânea em linguagem . Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 84, p. 25–43, 2025. DOI: 10.28998/2317-9945.202584.25-43. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/18354. Acesso em: 14 abr. 2025.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.