A canção de funk carioca no ensino de Português como Língua Adicional: uma proposta de material didático

Autores

  • José Peixoto Coelho de Souza University of Manchester, School of Arts, Languages and Cultures, Manchester, Inglaterra
  • Graziela Hoerbe Andrighetti Escola de Português Bem Brasil, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil,

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.201555.41-66

Palavras-chave:

Ensino de Línguas Adicionais, Canção como Gênero Discursivo, Funk Carioca.

Resumo

Neste artigo apresentamos e analisamos uma unidade didática sobre o funk carioca para refletir sobre como materiais didáticos com base em canções podem estimular a leitura como prática social (RIO GRANDE DO SUL, 2009). Partimos de uma perspectiva social de uso da linguagem e da conceito de canção como um gênero discursivo oral, sincrético e secundário (CARETTA, 2007, 2011; COELHO DE SOUZA, 2010). Com este trabalho, esperamos contribuir para reflexões sobre o uso da canção em aulas de línguas através de práticas pedagógicas que levem os alunos a tornarem-se leitores ativos e críticos frente ao que leem.

 

DOI: 10.28998/2317-9945.2015v1n55p41-66

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Publicado

2016-05-03

Como Citar

DE SOUZA, José Peixoto Coelho; ANDRIGHETTI, Graziela Hoerbe. A canção de funk carioca no ensino de Português como Língua Adicional: uma proposta de material didático. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 55, p. 41–66, 2016. DOI: 10.28998/2317-9945.201555.41-66. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/2307. Acesso em: 18 nov. 2024.

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