A mediação da leitura no processo de formação de leitores: o que orientam os documentos oficiais?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.255-268

Palabras clave:

Mediação da leitura. Práticas educativas. Formação de leitores

Resumen

Este estudo parte do pressuposto de que as práticas educativas para a promoção da leitura a partir da mediação refletem diretamente no processo de ensino e aprendizagem das crianças. A leitura literária constitui uma prática cultural, ao estabelecer com o texto, uma relação de proximidade e de encantamento, possibilita um diálogo com o imaginário coletivo, aflora a criatividade e os processos cognitivos. Nessa perspectiva, esse trabalho tem por objetivo refletir sobre as orientações dispostas nos documentos oficiais que tratam a respeito da mediação da leitura no processo de formação de leitores. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, cuja opção metodológica subsidiou-se na pesquisa bibliográfica, pautada nos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural, com base na perspectiva de Vygotsky (1991; 1995; 1997) em diálogo com os estudos de Martins (2011), Miranda (2005), Martínez (2005), em interlocução com autores que abordam a temática. Os documentos apontam e descrevem que a leitura exerce centralidade no processo de formação do sujeito, devendo ser incentivada tanto no ambiente familiar como escolar, a partir de práticas contextualizadas e de mediações de leitura de qualidade no processo de formação de leitores.

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Biografía del autor/a

Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Universidade Federal de Lavras

Doutora em Educação pela FE, da Unicamp.

Profa. do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Lavras.

Coordenadora do Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita.

Keila Montes Pereira, Universidade Federal de Lavras.

Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal de Lavras.

Publicado

2020-12-15

Cómo citar

GOULART, Ilsa do Carmo Vieira; PEREIRA, Keila Montes. A mediação da leitura no processo de formação de leitores: o que orientam os documentos oficiais?. Revista Leitura, [S. l.], n. 67, p. 255–268, 2020. DOI: 10.28998/2317-9945.202067.255-268. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/10885. Acesso em: 14 ago. 2024.

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