Literatura no ensino médio: conteúdo e instrumento de ensino
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.200230.309-336Palavras-chave:
Ensino médio, leitura, literatura, ensino/aprendizagemResumo
Este artigo propõe uma discussão sobre o lugar da literatura na
aula de língua portuguesa no ensino médio. Dada a complexidade
circunstancial em que está envolto o sistema educativo brasileiro, trata-se
de questionamentos sobre uma problemática cujos componentes se
mostram, a um só tempo, difíceis de entender (pesquisar) e de controlar:
referimo-nos sobretudo aos problemas relativos à política educativa
nacional (os programas de curso, os investimentos orçamentários, os
objetivos), a formação dos professores e suas ações efetivas em classe, a
circulação da imprensa especializada (literária, didática, pedagógica) e as
limitações sócio-econômicas que atingem o professor, o aluno e o aparato
escolar. No cruzamento desses problemas, encontram-se implicações
teóricas e práticas relativas à obra literária, em face da didática e das
imposições restritivas dos conteúdos e das avaliações escolares.