A mediação da leitura no processo de formação de leitores: o que orientam os documentos oficiais?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.255-268

Palavras-chave:

Mediação da leitura. Práticas educativas. Formação de leitores

Resumo

Este estudo parte do pressuposto de que as práticas educativas para a promoção da leitura a partir da mediação refletem diretamente no processo de ensino e aprendizagem das crianças. A leitura literária constitui uma prática cultural, ao estabelecer com o texto, uma relação de proximidade e de encantamento, possibilita um diálogo com o imaginário coletivo, aflora a criatividade e os processos cognitivos. Nessa perspectiva, esse trabalho tem por objetivo refletir sobre as orientações dispostas nos documentos oficiais que tratam a respeito da mediação da leitura no processo de formação de leitores. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, cuja opção metodológica subsidiou-se na pesquisa bibliográfica, pautada nos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural, com base na perspectiva de Vygotsky (1991; 1995; 1997) em diálogo com os estudos de Martins (2011), Miranda (2005), Martínez (2005), em interlocução com autores que abordam a temática. Os documentos apontam e descrevem que a leitura exerce centralidade no processo de formação do sujeito, devendo ser incentivada tanto no ambiente familiar como escolar, a partir de práticas contextualizadas e de mediações de leitura de qualidade no processo de formação de leitores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Universidade Federal de Lavras

Doutora em Educação pela FE, da Unicamp.

Profa. do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Lavras.

Coordenadora do Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita.

Keila Montes Pereira, Universidade Federal de Lavras.

Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal de Lavras.

Downloads

Publicado

2020-12-15

Como Citar

GOULART, Ilsa do Carmo Vieira; PEREIRA, Keila Montes. A mediação da leitura no processo de formação de leitores: o que orientam os documentos oficiais?. Revista Leitura, [S. l.], n. 67, p. 255–268, 2020. DOI: 10.28998/2317-9945.202067.255-268. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/10885. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.