No reino da palavra: reflexões sobre a leitura literária

Autores/as

  • Saulo Lopes de Sousa Universidade Estadual do Maranhão – UEMA/ImperatrizNo reino da palavra: reflexões sobre a leitura literária

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.201454.138-147

Palabras clave:

Leitura literária, Ensino de literatura

Resumen

Este artigo versa sobre a temática “Leitura literária”. Discutem-se a concepção de leitura literária, os mecanismos utilizados pelo professor no ensino de literatura, as formas inadequadas de uso do texto literário e a importância do fenômeno literário na formação do indivíduo. Percebe-se que leitura e literatura são duas áreas complementares que, juntas, promovem a formação contínua do ser. Posto que literatura é arte, é preciso haver a consciência do papel estético desempenhado pelo texto literário, bem como o respeito a essa função, por meio do tratamento dispensado pela escola ao letramento literário. Fundamentam esse estudo, dentre outras, as teorias de Aguiar (2006), Cereja (1995), Frantz (2005), Freire (1989), Lajolo (1982) e Zilbernam (2009).

 

DOI: 10.28998/2317-9945.2014v2n54p138-147

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-04-18

Cómo citar

SOUSA, Saulo Lopes de. No reino da palavra: reflexões sobre a leitura literária. Revista Leitura, [S. l.], v. 2, n. 54, p. 138–147, 2018. DOI: 10.28998/2317-9945.201454.138-147. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/2218. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Estudos Literários

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.